O que são os alimentos funcionais?
Olá, pessoal!
Todos nós já sabemos que saúde e boa alimentação estão em sintonia e precisam caminhar juntas para uma vida sadia e completa. Há alguns anos que um novo conceito de alimentação ganhou adeptos: a alimentação funcional.
O cardápio funcional é basicamente criado a partir das necessidades nutricionais de cada indivíduo. É definido a partir da análise de alimentos que fazem bem para a saúde da pessoa quando consumidos.
Esse tipo de dieta tem sido muito estudada e, apesar de não existir comprovação científica de que é capaz de curar doenças, já se sabe que os alimentos têm ativos capazes de prevenir diversos males. Inserir alimentos funcionais na dieta diária é uma forma inteligente de manter a saúde em dia e, de brinde, conseguir evitar problemas, como doenças crônicas, no futuro.
Não custa nada lembrar que apenas um nutricionista ou um médico pode criar esse tipo de dieta, certo? Cada organismo tem suas necessidades e restrições alimentares, portanto a única pessoa apta a sugerir quantidade e quais alimentos consumir é um profissional.
Veja os principais alimentos categorizados como funcionais:
Soja: reduz o risco de doenças cardiovasculares e também ameniza os sintomas de mulheres que estão enfrentando a menopausa. Além disso, colabora para reduzir o colesterol ruim.
Maçã: atua na prevenção de eventos cardiovasculares, trombose e câncer de pulmão.
Folhas verdes: protegem contra a degeneração da mácula, área da retina responsável pela visão de detalhes. A degeneração macular é um dos principais fatores de perda de visão.
Linhaça: protege contra tumores, doenças cardiovasculares, doenças auto-imunes e inflamações.
Vinho tinto: reduz o colesterol ruim e estimula o sistema imunológico.
Chá verde: reduz o risco de câncer de esôfago e gástrico.
Alho: diminui a pressão arterial e níveis de colesterol.
Tomate, Goiaba e Melancia: atua como antioxidante, reduz o risco de doenças cardiovasculares e protege contra o câncer.