O que é a Agricultura Biológica Familiar?
Um mundo onde os recursos naturais estão cada vez mais escassos, alternativas que preservam o ambiente precisam ser lembradas. Neste caso, existe um modo de produção agrícola altamente sustentável: a Agricultura Biológica Familiar. Nesta categoria de plantio não são utilizados agrotóxicos, venenos ou adubos sintéticos. A ideia é manter o equilíbrio natural do ambiente e da terra utilizada para as plantações.
Todo o processo ocorre, acredite se quiser, sem a utilização de produtos químicos. Além dos métodos de plantio, a agricultura familiar também é uma forma de organização social, cultural e econômica. Uma vez que ajuda a manter famílias no campo e com uma boa realidade financeira.
É comum nas grandes empresas agrícolas a prática da monocultura, concentrar o plantio de uma única espécie em grandes espaços de terra. Essa prática é um prato cheio para atrair infestações e pragas, por isso é alto o uso de pesticidas e agrotóxicos por essas corporações.
Na agricultura familiar, como podemos ver na série produzida pela Nação Verde, o caminho é o inverso. O agricultor familiar presa pela biodiversidade e preservação da natureza.
Muitas vezes este trabalhador exerce suas atividades em terras que foram utilizadas por seus antepassados: avós, bisavós, tataravós e por aí vai. Isso faz com que o carinho com o solo, e com o que nasce dele, passe uma energia a mais para o desenvolvimento dos frutos e alimentos cultivados nestes locais.
Os produtores familiares utilizam ferramentas diferenciadas para se orientarem na prática do plantio. As principais são a observação e a sensibilidade com a terra e o ambiente onde se vive e tira o sustento da família.
Com o ambiente equilibrado energeticamente e fisicamente, sem a aplicação de venenos e sem grandes concentrações desproporcionais de uma única espécie plantada, o próprio espaço dá conta de evitar os ataques e doenças, fornecendo alimentos puros, orgânicos e mais saudáveis para o consumo. Além, é claro, de proporcionar um novo meio de ganhar dinheiro sem destruir o próprio lar.