Por conta da correria do dia a dia, muitas pessoas acabam optando por lanches em vez das refeições principais. Isso é um problema! Saiba o por quê?
É comum mesmo, e muitos hoje preferem um lanche rápido do que se deslocar do local de trabalho por algum tempo, porém é imprescindível que o lanche seja o mais natural possível, prefira os pães magros como os integrais, light, sem gordura e açúcar e recheios como queijo branco, peito de peru/chester ou frango, presunto magro, patê de sardinha e atum, etc. Colocar uma salada no lanche é essencial para garantir vitaminas e minerais. Se um lanche for preparado cuidadosamente, garantindo a combinação dos nutrientes necessários ao bom funcionamento do organismo, pode perfeitamente substituir as refeições tradicionais. O ideal também é que não se substitua todas as refeições por lanches, somente o almoço ou a janta.
Seja pela correria do dia a dia ou até mesmo pela temperatura quente, ou indisposição, facilidade, praticidade, os sanduíches são os mais procurados para saciar a fome além de serem fontes de nutrientes, vitaminas e fibras. O importante é balancear e investir em legumes e verduras como alface, que é rica em contributos de nutrientes como vitamina A, vitamina C e betacaroteno ou pro-vitamina A. Contêm uma boa fonte de fibra laxante, que aumenta a sensação de saciedade e melhora o mau humor.
A alface é também uma boa fonte de vitamina K, essencial na coagulação sanguínea. Cenoura, rica em vitamina A, ela ajuda no desempenho dos receptores da retina, melhorando a visão. Também ajuda a manter o bom estado da pele e das mucosas. No ser humano, apenas 100 grs de cenoura são suficientes para suprir as necessidades diárias de vitamina A. Tomate, é um alimento rico em vitaminas A, B e C, além ter funções que podem ser administradas como remédios. Como benefícios o tomate traz a estimulação da secreção gástrica e da ação depurativa do sangue, é auxiliar em tratamento de pele, gota, reumatismo, astenia e prisão de ventre. Uma proteína magra como frango ou atum.
Para que a receita fique mais leve para quem tem medo da balança, opte pelo pão sem glúten!
Ingredientes
• 400g de mandioca cozida amassada
• 2 ovos batidos(+1 gema batida)
• 2 tabletes de fermento para pão
• 2 colheres (sopa) manteiga sem sal em temperatura ambiente
• 1 colher (chá) de sal e de açúcar
• 2 xícaras de chá de farinha de arroz
Modo de fazer
Desmanche o fermento no açúcar. Acrescente sal, os ovos, a manteiga e a mandioca. Misture e junte a farinha de arroz. Sove até a massa ficar macia e lisa. Se necessário, use mais farinha. Unte uma forma para pão e polvilhe com farinha. Espere crescer. Asse em forno médio até dourar.