Consciência ambiental. Você tem?

Consciência ambiental. Você tem?

Olá, pessoal.

Vocês já repararam que, de forma geral, quando são questionadas as pessoas dizem que se preocupam com o meio ambiente? Na prática não é bem assim que funciona. Muitas atitudes incorretas vão na contramão do que cada um de nós costuma dizer que é o correto. É necessário que haja uma mudança de atitude para que a consciência ambiental seja eficiente e que realmente faça sentido.

Todos nós sabemos que a degradação ambiental está colocando em risco a nossa saúde e a saúde do planeta, por isso nenhuma tecnologia fará sentido e funcionará enquanto não houver uma real conscientização da população. É preciso refletir e discutir esse tipo de prática e estarmos conscientes da escassez e da importância dos nossos recursos naturais. Precisamos mudar nossos comportamentos e inserir o que está no discurso na prática do dia a dia.

Isso não significa que a conscientização das pessoas seja o único fator capaz de resolver os problemas ambientais que estamos enfrentando a cada dia. Conhecimento, tecnologias e recursos básicos são de extrema importância. Identificar e controlar as principais fontes geradoras de problemas ambientais é o caminho para o sucesso.

O ponto é: as pessoas precisam urgentemente entender que o ser e o meio estão interligados e um tem influência nas atitudes do outro. É uma reação em cadeia, o que fazemos tem um reflexo no ambiente e também nas ações das pessoas que nos cercam.

Portanto essa conscientização em massa só vai acontecer quando as pessoas tiverem uma percepção e entendimento real do valor que o meio ambiente possui e como ele é essencial para a nossa existência e para tudo o que fazemos.

Se nada for feito rapidamente e de forma efetiva, com certeza as próximas gerações vão sofrer graves conseqüências. Para mudar esse cenário, cada precisa ser responsável e mudar suas atitudes. Vamos cuidar do nosso planeta, a nossa casa!

Deixe um comentário