Como fortalecer os músculos com exercícios

Como fortalecer os músculos com exercícios

Olá, pessoal!

A melhor forma de deixar os músculos mais fortes é dedicar-se aos treinos de fortalecimento muscular. Além de melhorar o condicionamento físico e do organismo, auxilia para um melhor funcionamento do metabolismo.

Existe uma grande diferença entre fortalecimento muscular e hipertrofia. Os treinos de hipertrofia são totalmente voltados para o ganho e, principalmente, crescimento muscular. Esses treinos geralmente são montados com uma grande carga e séries de poucas repetições e são focados em músculos localizados como quadríceps, tríceps e glúteos.

Já o fortalecimento muscular não tem como foco a formação de mais massa magra. O objetivo é fortalecer as fibras que já existem, com isso a chance de lesões diminui e o condicionamento físico melhora muito. Esse tipo de treino é o ideal para aqueles que buscam perder gordura, pois movimenta vários músculos, com exercícios de agachamento, avanço ou prancha.

Para aqueles que não gostam de ir à academia, não é um problema. Os exercícios de fortalecimento são muito versáteis e podem ser feitos em qualquer ambiente, inclusive em casa. Muitos programas de treinamento online oferecem esse tipo de treino. Já citamos AQUI o Freeletics, que é uma plataforma que ajuda a montar um treino funcional individualizado.

A vantagem do método é que existe uma variedade enorme de exercícios, permitindo que o praticante tenha opções diferentes para toda a semana, evitando cair na rotina.

Os melhores exercícios do fortalecimento muscular são aqueles que fazem com que a pessoa crie resistência e aumente a sua capacidade cardiorrespiratória. Alguns exemplos disso são os exercícios de agachamento, prancha (que tem como principal objetivo fortalecer o abdome e exercitar diversos músculos do corpo ao mesmo tempo) e o avanço, muito parecido com o agachamento, com a diferença de que uma perna sempre vai ficar à frente e a outra deve ficar estendida atrás, como forma de apoio ao corpo.

 

Deixe um comentário