Como cuidar de uma horta vertical em casa?

Como cuidar de uma horta vertical em casa?

As hortas verticais são ótimas opções  para quem vive em apartamentos e casas com espaços limitados nas grandes cidades. Elas podem gerar economia, alimentação saudável, ajudam a purificar o ar, além de deixar  o ambiente mais bonito. Nesse texto daremos algumas dicas para mantê-las.

É fundamental conhecer as espécies que conseguem se desenvolver em pequenos espaços e que precisam de cuidados simples para seu crescimento. Uma dica para tornar a sua horta ainda mais sustentável é utilizar garrafas PET ao invés de vasos. Elas são ideais para a semeadura de temperos e hortaliças, além de ser uma opção mais barata e ecologicamente positiva.

As plantas que melhor se adaptam a pequenos espaços são as hortaliças folhosas, como alface e rúcula, e as ervas aromáticas, que são os temperos. Além de perfumarem o ambiente, podem enriquecer o aroma e o sabor daquele banquete preparado para receber os amigos e família.

Outro fato de extrema importância para a sobrevivência da sua horta é a luz do sol. Ela deve ficar posicionada para que a quantidade e intensidade de luz solar bata nas plantas. Procure instalar a horta onde há luminosidade nas horas mais amenas do sol, como manhã e fim de tarde.

A rega deve ser feita durante os períodos de menos incidência de luz solar. Molhar as plantas com o sol muito forte causa queimaduras nas folhas. Tome cuidado. Não é preciso encharca-las, ok? Tudo é uma questão de equilíbrio.

 

Observe a planta e a terra, caso tenha problemas com o crescimento das mudas, procure utilizar fertilizantes minerais para que o solo consiga fornecer os nutrientes necessários para a saúde das plantas. Os cuidados são pequenos perto da grande quantidade benefícios físicos e mentais que uma horta pode trazer para você e para seu lar. Acredite nisso! Cultive a ideia.

Deixe um comentário