Creatina: mitos e verdades!!!

A creatina é um tipo de proteína, ela tem origem de uma amina de ocorrência natural sintetizada pelo fígado, rins e pâncreas, a partir dos aminoácidos glicina e arginina;

Ela pode também ser obtida através da alimentação, especialmente pelo consumo de carne vermelha e peixes (normalmente encontramos de 2 a 5gde creatina em 1 Kg de carne).

A produção endógena, ou seja, aquela que nós mesmos fabricamos, é de (1g/dia) somada à obtida na dieta, após degradada no organismo, gera a creatinina, quem toma creatina tem os níveis aumentados de creatinina em exames, isso porque aumentou o consumo de creatina, não por que está sobrecarregando rins ou fígado, esse dado não é parâmetro para avaliação Renal.

Cerca de 95% da creatina é armazenada no músculo esquelético, sendo que o restante situa-se no coração, músculos lisos, cérebro e testículos.

A Creatina garante força muscular, ela aumento a velocidade de regeneração de fosfocreatina durante o exercício, a fosfocreatina é a primeira reserva energética degradada durante atividades de alta demanda energética, que variam de dez segundos a cerca de um minuto para perder os estoques, porém as reservas são ressintetizadas em poucos minutos, o que a torna importante em exercícios intermitentes.

Ex: musculação e luta em seguida ou Cross Fit de manhã e musculação a tarde

Estudos comprovam que a creatina aumenta a concentração de glicogênio muscular, ela aumenta a MTOR, portanto gera a hipertrofia.

A retenção de líquido ocorre no consumo de qualquer suplemento proteíco, mas pode ser confundida com ganho de musculatura. Nenhum estudo comprova que a creatina causa retenção de líquido.

Exemplo de Ciclos:

20g de creatina carregam os estoques por 5 dias

15g de creatina carregam os estoques por 10 dias

E 6 gramas de creatina carregam os estoques por 20 dias

 

Normalmente as pessoas usam um ciclo de 5 dias com 20gde creatina e depois mentem 3 a 5g por dia

Procure um nutricionista para personalizar o ciclo de acordo com seu treino e objetivo

Este post tem 4 comentários

  1. Aline

    Olá quando o exame de creatina na urina da 36% o que significa
    Insuficiência renal aguda ou crônica

    1. Aline

      E ainda com esta taxa pode tomar semente de uva para tentar regenerar os rins
      Qual o melhor chá para ajudar eliminar as toxinas
      A esqueci de mencionar diabético insulino dependente fico grata se retornar estou muito preocupada Que Deus te abençoe

      1. Dra. Paula Castilho

        Olá, o chá verde é otimo antioxidante e detox, pode consumir 4 xícaras por dia, mas cuidado para nao colocar açúcar, usar sempre adoçante!

    2. Dra. Paula Castilho

      Olá Aline, não podemos dar nenhum diagnóstico sem avaliar o caso… já procurou um médico, ele é a melhor pessoa para te orientar… quando estamos tomando creatina, é normal expelir mais pela urina, mas é necessário uma avaliação para saber o motivo!

Deixe um comentário