Lasanha De Berinjela Vegetariana

Se a dieta vegetariana estiver balanceada e correspondendo às quantidades adequadas de proteínas e calorias, não há problema em trocar o cardápio de carne por um vegetariano. A troca pode ser boa porque pessoas que optam por este tipo de dieta apresentam menor nível de colesterol no sangue, menor taxa de mortalidade por doença coronariana, menor índice de obesidade, menor incidência de alcoolismo, uma probabilidade menor para intestino preso, câncer de pulmão, diabetes e outros problemas. A dieta vegetariana bem planejada tende a oferecer um bom suprimento da maioria dos minerais e vitaminas, além de quantidades balanceadas de carboidratos, proteínas e lipídeos. Por outro lado, a troca pode ser ruim se a dieta for mal planejada e/ou muito restrita, podendo contribuir para o surgimento de deficiências nutricionais.

O maior problema está em atingir a necessidade de proteína sem a inclusão de carnes. Para tal é necessário uma combinação de inúmeras fontes.

Ingredientes

• 2 berinjelas médias (750g)

• 250g de mussarela ralada

• 50g de azeitonas verdes picadas

• 1 lata de molho de tomate refogado

• 2 col (de chá) de sal

• 2 col (de sopa) de queijo ralado

• 2 col (de sopa) de azeite

Instruções

Corte as berinjelas em rodelas bem finas, lave-as e coloque-as em uma tigela. Polvilhe com sal e coloque outra vasilha por cima, pressionando-as.

Reserve por cerca de 15 minutos. Lave-as e esprema-as bem.

Coloque em um refratário médio (20 x 30 cm), em camadas alternadas a berinjela, a mussarela, as azeitonas e o molho refogado. Polvilhe o queijo ralado e regue com o azeite.

Leve a lasanha montada ao microondas por cerca de 12 minutos na potência média alta.

Não retire a casca da berinjela pois ela ficará com mais sabor. O sal ajuda a retirar o excesso de líquido da berinjela, concentrando seu sabor além de não amargar. Se preferir, leve as rodelas de berinjela ao forno microondas, por 15 min, em potência alta antes de montar a lasanha.

Deixe um comentário