Saiba a importância das fibras na alimentação!

Amaranto

Cereal que na antiguidade era usado contra dores de estômago. No Brasil seu cultivo começou em 1996.

Principais funções: possui função antioxidante, o que melhora o sistema imunológico no combate aos radicais livres, aumenta o metabolismo e proteção da membrana celular. Apresenta benefícios à saúde prevenindo doenças cardiovasculares, osteoporose e câncer, controla o colesterol (ldl).

Benefícios:  se destaca pela quantidade de proteína, rico em cálcio, fósforo, potássio e vitaminas. Tem papel importante na redução de colesterol ruim (LDL) e da fome (fornece saciedade)

Farinha de Banana

A bananeira não e uma árvore, mas, é uma árvore Herbácea do mundo. Trazida para o Brasil pelos colonizadores portugueses.

Principais funções: fibra solúvel que equilibra os níveis de glicemia e a liberação da insulina. (A farinha de banana verde é uma fibra que auxilia na perda de peso e aumenta saciedade e combate a ansiedade.

Benefícios: Auxilia nos problemas digestivos, reduz efeitos da TPM, protege contra câncer de intestino, evita o aumento da absorção da glicose, sensação de saciedade, evita o acumulo de gordura, aumenta a imunidade.

Farinha de Maracujá

O maracujá de cor púrpura e amarelo são originário do Brasil, chegou na Europa através dos missionários jesuítas espanhóis.

Principais funções: Controlar os níveis de açúcar no sangue, controla o apetite, ajuda na redução do colesterol, rica em pectina, fibra que faz filtro de gordura no sangue.

Benefícios: Emagrecedor, diminui absorção de gorduras e carboidratos, auxilia na prisão de ventre, previne anemia, melhora a memoria , diminui a ansiedade, ação tranquilizante.

Quinua

Segundo a ONU a Quinua é um dos alimentos mais completos que existem. Não contém glúten. Hoje a Quinua faz parte da dieta do astronautas e de pessoa adeptas de uma alimentação saudável.

Principais funções: alimento mais completo do mundo, age como antioxidante. Seu valor nutritivo e comparado ao arroz e feijão dos brasileiros, fonte de proteínas de alto valor biológico

Benefícios: Prisão de ventre, para agregar na alimentação dos celíacos, reduz colesterol, tem triptofano (estimula a produção de serotonina).

Chia

Origem: Semente originaria das regiões que compreende o México, Colômbia e Guatemala.

Principais funções:  fonte de ômega 3, tem ação anti-inflamatória, controle do apetite, tem ação termogênica, regula o trânsito intestinal e auxilia na perda de peso.

Benefícios: Seu consumo regular previne câncer de mama, diminui o índice glicêmico hipertensão, funcionamento do intestino, controla apetite e reduz o colesterol.

Linhaça

Origem: A Linhaça é uma semente da planta chamada Linho.

Devido seu alto valor nutricional é muito usada na fermentação e na indústria têxtil. O principal produtor no Brasil é a região noroeste do Rio Grande do Sul.

Principais funções: Antioxidante, diminui os sintomas da TPM , anti-inflamatório, melhora e estabiliza a membrana cerebral.

Benefícios: Regula o intestino, controla peso (compulsão alimentar), reduz colesterol, pressão alta, artrite, artrose, previne osteoporose, aumenta o sistema imunológico, alivia depressão, previne demência, equilíbrio hormonal, diminui riscos de diabetes e reduz riscos de câncer.

Deixe um comentário