Macadâmia

As primeiras árvores de Macadâmia vieram para o Brasil da Califórnia, e pode demorar de 12 a 15 anos para chegar na sua produtividade máxima.

Por ser considerado um alimento funcional, aumenta as defesas do organismo reduzindo os processos inflamatórios, aumenta a imunidade ajudando na prevenção contra doenças auto imunes, possui ação antioxidante diminuindo a ocorrência de doenças crônicas digestivas.

Esse efeito antiiflamatório, ajuda na prevenção e tratamento de doenças cardíacas, seus fitoquímicos agem contra os radicais livres, retirando a gordura em excesso do sangue, prevenindo contra entupimento de veias, entre outros quadros de doenças cardiovasculares.

A Macadamia quando consumida regularmente, promove boa saúde, longevidade e combate as doenças no organismo humano.

Cuidado com exageros, 30 gramas apresenta 210 calorias.

Em 100g, temos:

Proteína – 9g

Cálcio – 64 mg

Potássio – 410 mg

Gordura Monoinsaturada (boa) – 60 g

Gordura Poliinsaturada – 4 g

Por ser fonte de fibras a Macadâmia ajuda nas dietas para emagrecer, uma vez que o organismo demora mais para fazer a digestão e mantém por muito mais tempo à sensação de saciedade.

Bolo natural de damasco com macadâmia

Ingredientes:

5 bananas nanica picadas

4 ovos

4 xícaras de açúcar mascavo

1/2 xícara de Água

4 xícaras de farinha de trigo

1 xícara de Óleo de soja

2 xícaras de macadâmia picada

quanto baste de canela-da-china em pó

quanto baste de cravo-da-Índia

1 colher de fermento químico em pó

Modo de Preparo:

Bata os ovos inteiros e acrescente alternadamente a farinha de trigo e o óleo de soja e misture tudo muito bem. Depois junte a massa do bolo com a mistura das bananas que ficaram marinando Mexa bem. Acrescente as macadâmias picadas e por último o fermento em pó. Asse em fogo baixo (150oC a 180oC) por 50 minutos. Depois de assado, espere esfriar e desenforme. Polvilhe canela em pó e coloque macadâmias raladas por cima.

Deixe um comentário