Exercícios Funcionais

O exercício funcional é um conceito de atividade física bem dinâmica, motivante e mais atrativa que as atividades ou treinos convencionais. Surgiu há aproximadamente 50 anos, nos Estados Unidos, segundo o que os estudos apontam.  Em suma, é possível dizer que os exercícios funcionais são aqueles baseados , nas nossas capacidades motoras, nos movimentos naturais para os quais o corpo humano foi projetado, como agachar, empurrar, girar, pular e correr, trabalhando o corpo como um todo.

Eles devem integrar diversos grupos musculares ao mesmo tempo, devem ser multiarticulares, não devem trabalhar músculos isolados, e na maioria das vezes utilizam o peso do próprio corpo do praticante como sobrecarga. São utilizados também, equipamentos como halteres, cordas, kettlebells, barras, bolas, TRX, fitas e cabos, livrando os adeptos do exercício funcional, de movimentos mecânicos e eixos definidos ou isolados, como acontece na musculação.

Além da tonificação muscular, o treinamento funcional implica maior complexidade do movimento e envolvimento de várias capacidades físicas. Isso faz o organismo ter um gasto energético muito maior, além de trazer grandes contribuições, como melhora da flexibilidade, emagrecimento, otimização da coordenação motora, equilíbrio e condicionamento cardiorrespiratório. Se você está cansado dos exercícios tradicionais, experimente variar seu treino incluindo alguns exercícios funcionais. Você vai perceber como o seu treino ficará mais motivante.

Deixe um comentário