Churrasco do Bem!

Para que o churrasco fique leve e saudável devemos incluir alguns legumes, saladas de folhas como acompanhamento. O principal ingrediente é escolher carnes mais magras para o churrasco, como alcatra, filé mignon, maminha. Uma dica importante é não chegar ao churrasco em jejum, coma algo leve antes de sair de casa, ou procure começar a comer pelas entradas como saladas ou petiscos leves.

 Sirva-se de uma porção de salada e vegetais grelhados do tamanho da palma da mão aberta, com os dedos separados. Pegue uma porção de carne do tamanho da palma da mão aberta, com os dedos juntos. E coma uma porção de carboidratos do tamanho de um punho fechado. Assim você consome de 450 a 780 calorias. Outro segredo está em reduzir aquilo que é menos tolerado pelo corpo, como gordura e sal – eles podem comprometer a saúde com mais rapidez. Troque parte do sal grosso por temperos.

Tomilho e endro combinam com carne vermelha. Alecrim tempera melhor carne branca, em especial carne de aves. O sabor dos temperos reduz a necessidade de sal, que pode ser usado em quantidades bem menores. Além disso, eles têm propriedades digestivas, que vão ajudar a eliminar o colesterol ruim do organismo. Quanto à gordura das carnes, saiba que o carvão em brasa leva vantagem na hora de eliminar os excessos e evitar o ganho de peso.

Estudos já mostraram que a carne de churrasco absorve menos gordura que o alimento preparado em panela. A gordura pode ser mantida na carne durante o preparo, para garantir maciez e suculência, mas deve ser retirada na hora de comer, pois se for retirada antes, a carne vai acabar muito seca e haverá prejuízo ao sabor. Além disso, todo alimento preparado em grelhas conserva mais seus nutrientes do que os cozidos na água.

Só tenha cuidado com as carnes que acumulam muita gordura entre as fibras, gordura mais difícil de ser eliminada. Maminha e fraldinha são simples de separar a gordura, sendo que um pedaço de 60 a 80 gramas varia entre 100 e 150 calorias. Já a picanha acumula um pouco mais de gordura entre fibras, mas nada muito grave. Um pedaço sem a gordura evidente tem cerca de 130 calorias.

Quem gosta de carne bem passada precisa ter cuidado para não exagerar porque o excesso de calor na carne ajuda a liberar substâncias tóxicas. Chamadas de nitrosaminas, estas substâncias estão associadas ao risco de câncer e de mutações genéticas.

Molho vinagrete para churrasco

INGREDIENTES

2 cebolas médias picadas

5 tomates picados

1 pimentão verde picado

1/2 xícara (chá) de cheiro-verde picado

1/2 xícara (chá) de azeitonas verdes picadas

Sal e pimenta-do-reino a gosto

1 xícara (chá) de azeite

1/2 xícara (chá) de vinagre

1/2 xícara (chá) de água

Modo de preparo

Em uma tigela, misture bem todos os ingredientes e deixe descansar por 30 minutos antes de servir.

Deixe um comentário