Como melhorar a Saúde das suas Unhas

Unhas fracas? Você sabia que pode ser algum problema de saúde? Para entender o que devemos fazer se nossas unhas apresentam algum problema, primeiro, é necessário entender um pouco mais sobre sua composição. A unha é formada por queratina, uma proteína fibrosa que além de nutrir as unhas, é essencial para a saúde do organismo. Muitas vezes unhas francas pode ser um sintoma de problemas de saúde ou deficiência nutricional.

Para deixa-las saudáveis, é necessário prestar mais atenção na alimentação, para que ela não fique frágil e quebradiça, iremos abordar algumas vitaminas e minerais que não podem faltar para sal formação.

– Vitaminas do complexo B: sua falta pode deixar as unhas com listras

Calcio: o cálcio é responsável por deixar as unhas hidratadas e resistentes

– A produção de queratina é feita através do conjunto de vitaminas do complexo B, aminoácidos, vitaminas C e E

Analise suas unhas:

– Síndrome da unha amarela: esta patologia é caracterizada por unhas rígidas e opacas, de cor amarelada, sem presença de cutícula, linhas transversais e longitudinais proeminentes, curvatura lateral exagerada e crescimento reduzido. A vitamina E em altas doses e por um longo período de tempo está sendo utilizada como tratamento para essa síndrome, porém o seu uso tem sido descrito como causador de sérios efeitos colaterais.

– Síndrome da unha frágil: conhecida pela diminuição da resistência ungueal e que acomete principalmente as mulheres. A exposição a agentes químicos, alguns cosméticos, fungos e traumas repetitivos podem desencadear a síndrome da unha frágil. O tratamento é realizado através dou uso de biotina que apresenta melhora no quadro clínico.

O tratamento ocorre de dentro para fora, ter uma alimentação balanceada é essencial para manter a saúde! Para saber quais alimentos devem ser introduzidos, listamos de forma prática alguns antioxidantes que devem fazer parte de sua dieta.

– Aumente o consumo de vitamina C: Laranja, pimentão amarelo, mamão e morango.

Consuma todos os dias algum desses alimentos que são ricos em vitamina E:

Vegetais de folhas verdes escuras, nozes, sementes e grãos integrais. A biotina é essencial para a saúde da unha e do cabelo, consuma alimentos como: Peixe de água salgada, gema cozida, levedura e grãos integrais. Fontes de vitaminas do Complexo B: ovo, carne, aves e leite. Para incorporar na alimentação, a alimentação de 3 em 3 horas garante uma variedade maior de alimentos, pouco volume e aumento do fracionamento, deixe as frutas, nozes, para os lanches intermediários. As folhas verdes, vegetais, carnes, ovos, sementes integrais, introduza nas principais refeições

DICAS PARA TER UNHAS SAUDÁVEIS:

Precisamos ter alguns cuidados básicos para que tenhamos unhas saudáveis:

– Limpeza: Utilize uma escovinha macia para limpar embaixo das unhas.

– Instrumentos: Mantenha seus instrumentos de metal (alicate, palito e espátula) sempre limpos e desinfectados, outros instrumentos como lixa e palito são descartáveis.

– Cutículas: O ideal é não retirá-las, elas são uma forma de proteção das unhas contra microorganismos e infecções, mas gostamos de retirar, então, retire só o excesso.

– Lixa: Para deixar suas unhas bem lisinhas, sem impurezas e células mortas é bom lixar sua superfície com uma lixa própria para isso.

– Fortalecer as unhas: Em alguns casos unhas fracas são decorrentes de má alimentação e falta de algumas vitaminas. Aplique um creme hidratante para mãos diariamente massageando suas unhas em movimentos circulares. Você pode aplicar também uma base nutritiva, casco de cavalo ou algum tipo de base para unhas fracas.

– Esmalte: Não deixe o esmalte por muito tempo nas unhas pois elas precisam respirar. Deixar esmalte nas unhas por mais de cinco dias consecutivos pode enfraquecê-las. Deixe-as respirar por uma semana sem esmalte algum e hidrate-as nesse período.

Nação Verde recomenda: Vitalitá, Perfectum

Deixe um comentário