Você conhece os Benefícios do Amaranto?

Amaranto é um cereal rico em carboidratos, proteínas e gorduras, e ainda não contém glúten, podendo ser consumido por intolerantes ao glúten e celíacos. A maior parte das calorias oriundas do amaranto é dos carboidratos, e como a maioria dos outros cereais integrais, fornece uma quantidade boa de vitaminas e minerais importantes à saúde. No geral, substituir grãos refinados pelos integrais, como amaranto, arroz integral, quinua, ajuda a diminuir risco para desenvolver problemas do coração.

Os cereais refinados carecem de vitaminas, minerais e fibras importantes ao bom funcionamento corporal, e não sacia tanto quanto os cereais integrais. Mas a presença dos fitoesteróis presentes no amaranto ajuda a reduzir os níveis de colesterol sanguíneo. E esses fitoesteróis também são encontrados na soja, nos legumes e em outros grãos.

O amaranto ainda é uma boa fonte de cálcio de origem vegetal, e muito versátil na cozinha, a versão em grão pode ser usado em sopas, tortas, barras de cereais, pães, bolos, quibes, e cozidinho mesmo para comer com feijão nas refeições principais, no lugar do arroz. Temos a versão já em flocos, pronta pra consumir, podendo ser acrescida a iogurtes, salada de frutas, açaí, shakes, sucos, etc.

PROTEÍNAS: Possui 15% de proteínas que são essenciais para o bom funcionamento do nosso corpo.

CÁLCIO: É uma fonte de cálcio de fácil absorção (semelhante ao leite), além de possuir fibras, zinco e fósforo.

SEM GLÚTEN: Por não possuir glúten, possibilita que aqueles que são portadores de doença celíaca consumam amaranto sem restrições para a saúde.

FÁCIL CONSUMO: O grão não possui sabor, sendo assim, ele pode ser adicionado a frutas variadas, iogurtes, saladas e outras preparações como bolos e pães.

COLESTEROL: Alguns estudos recentes apontam inúmeros efeitos benefícios de seu consumo, que deve ser diário, na diminuição do colesterol.

INTESTINO: É rico em fibras, contribui na melhora do trânsito intestinal.

Bolo de banana com Amaranto – sem glúten e sem lactose

1 ovo

1 xícara de açúcar

1/3 de xícara de creme vegetal

1 banana amassada

1/2 xícara de amido de milho

1/2 xícara de farinha de mandioca

1 colher de chá de sal

1 colher e meia de chá de fermento para pão

1 xícara de flocos de amaranto

1/4 de xícara de leite de soja

2 bananas cortadas em rodelas para decoração

2 bananas cortadas no sentido do comprimento para o recheio

Açúcar e Canela para polvilhar

1. Bata com uma batedeira o ovo com o açúcar, acrescente o banana amassada e o creme vegetal.

2. Pare de bater e coloque o amido de milho. Misture bem com uma colher. Volte a bater e coloque a farinha de mandioca e o sal.

3. Pare de bater mais uma vez e coloque o amaranto misturando bem com uma colher. Volte a bater e incorpore o leite. Por último, acrescente o fermento e misture com uma colher.

4. Coloque metade da mistura em uma forma de bolo inglês untada com óleo. Arrume uma camada de recheio com as 2 bananas cortadas no sentido do comprimento. Polvilhe um pouco do açúcar. Coloque o restante da massa e decore com as 2 bananas cortadas em rodelas, polvilhe bastante açúcar e canela.

5. Leve ao forno pré-aquecido em fogo médio por aproximadamente 40 min (o meu ficou pronto em 35 min). Cuidado para não ultrapassar o tempo de forno, senão o bolo ficará ressecado. Faça o teste do palito.

Deixe um comentário