Não enche, Desinche!

Alguns alimentos funcionais ajudam a evitar a retenção de líquido, são alimentos que contem um alto teor de água em sua composição, como a melancia, melão, abacaxi, chuchu, pêssego, cenoura. Além disso, alimentos ricos em potássio, ajudam a desinchar e regular o sódio no organismo, como a banana, batata, tomate, etc.. Mas não adianta depender apenas dos alimentos para prevenir ou eliminar o inchaço, vale a pena ressaltar que a ingestão de no minimo 2 litros de água por dia deve ser feita, além de evitar o consumo de alimentos industrializados e reduzir a quantidade de sal e embutidos Os vilões que ajudam e favorecem a retenção de liquido, devem ser excluídos da dieta, uma alimentação rica em carboidratos simples como açúcar, gorduras, sal e produtos industrializados, não podem ser consumidos em excesso.  Segue algumas dicas infalíveis para se livrar desse desconforto:

– Pratique atividade física pelo menos 30 min todos os dias ou 3 vezes na semana algo mais intenso

– Procure ajuda de uma clinica de estética, tratamentos como frenagens e até mesmo alguns aparelhos podem ajudar a combater e ajudar no inchaço

– Os vegetais, legumes e verduras contem vitaminas e minerais antioxidantes que ajudam na saúde e na estética

– Aumente a ingestão de alimentos integrais, troque a farinha refinada (além de reter liquido, ela ajuda a aumentar o peso)

– Intestino preso também ajuda no inchaço, aumente o consumo de fibras e use nutricosméticos que ajudem seu intestino a funcionar

– Acrescente ao leite: cereais integrais, farelo de aveia, farelo de trigo, gérmen de trigo, linhaça.

– Utilize alho, cebola, ervas naturais e pouco óleo para o preparo das refeições e evite os temperos prontos, eles são ricos em sódio

– Modere o consumo de sal.

– Polvilhar a comida ou a salada com farinha de linhaça. Tem ação anti- inflamatória.

– Substituir duas vezes na semana o feijão por soja.

– Evitar o consumo exagerado do café, em excesso, pode irritar a mucosa gástrica, além de ser vasoconstritor, ou seja, diminui o calibre das artérias, favorecendo a má circulação, contribuindo para a formação de celulite.

– Substitua por chás.

ARROZ INTEGRAL (suficiente para 2 adultos)

Ingredientes:

• 1 copo de arroz integral tipo agulhinha

• 2 1/2 copos de água fervendo

• Temperos (cebola picada e/ou alho amassado)

• 1/2 colher de sobremesa de sal (no caso do sal, quem manda é o gosto do “freguês”, por isso, acrescente a quantidade ideal para o seu paladar)

Modo de fazer:

Lavar o arroz e colocar numa panela juntamente com os temperos. Ligar o fogo e torrar o arroz mexendo sempre para não queimar até ficar bem sequinho (não é necessário acrescentar óleo, nem fritar os temperos). Acrescentar a água fervendo por cima do arroz, colocar em fogo baixo, tampar parcialmente a panela e deixar cozinhar até a água secar por completo. Depois do cozimento, colocar um pouco de azeite de oliva por cima do arroz. Variações: Para variar o sabor, picar pimentão vermelho e/ou amarelo e cozinhar junto com o arroz. O mesmo pode ser feito com cenoura ralada. Outra opção é picar cheiro verde e acrescentar ao arroz depois de pronto. Em ocasiões especiais, coloque o arroz integral depois de pronto num pirex e misture castanha do Pará triturada ou gersal.

Para ajudar,  utilize no processo utilize o nosso Herbis

Deixe um comentário