Grão de Bico: alimento que ajuda a melhorar o humor
Olá, pessoal
Manter uma alimentação saudável e equilibrada traz diversos benefícios ao corpo. Um componente importante numa dieta benéfica é o grão de bico. Conhecido como o alimento da alegria, é um grande aliado no combate à depressão. A leguminosa possui grande quantidade de triptofano, um aminoácido essencial para a produção de seratonina, substância responsável pela sensação de bem-estar, satisfação e confiança.
Além dessa propriedade, o grão de bico é rico em proteínas, sais minerais, vitaminas A, B6, C, E e K. Atua, ainda, como uma excelente fonte de energia por conta de seu alto teor de amido.
Seus benefícios não param por aí: ainda ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares, auxilia no tratamento de vários tipos de anemia, além de possuir uma grande quantidade de cálcio, fósforo, potássio, zinco, sódio, ferro e magnésio.
Para aproveitar todos os nutrientes da melhor maneira possível, o preparo deve ser feito da seguinte forma: deixe o grão de molho em água fria de um dia para o outro, substituindo por água gelada pelo menos uma vez durante esse tempo. Depois desse período, lave com água corrente e cozinhe-o na panela de pressão com água e sal por, pelo menos, 10 minutos. A dica é fazer esse processo para grandes quantidades, armazenar e congelar, tirando apenas o necessário para o prato escolhido.
O grão de bico pode ser feito como salada, ensopado como feijão, cozido como carnes e, até mesmo, como pasta. Esse último é muito semelhante ao homus da culinária árabe. Para incluir na alimentação do dia a dia, ele funciona como um excelente substituto de qualquer leguminosa, como o feijão, a ervilha ou a lentilha.