Por que colocar o bebê na natação?

O desenvolvimento dos bebês com a natação

Olá, pessoal! Hoje viemos falar de um assunto que deixam os pais com medo e com dúvida também.

As atividades aquáticas, como a natação ajuda os bebês se divertirem e ainda se desenvolverem através dos estímulos exteroceptivos, ou seja, realizarem atividades que facilitem o desenvolvimento dos órgãos sensoriais: olfato, audição, visão e tato.

Além de melhorar a coordenação motora, o exercício possibilita a noção de espaço e tempo, estimula o apetite, aumenta a resistência cardio respiratória e muscular, propicia o sono e ainda evita doenças respiratórias.

Aconselha-se a natação para os bebês a partir dos 6 meses de idade, assim mais crescidos, com as vacinas em dia e são menos vulneráveis a inflamações de ouvido. No entanto, é essencial a permissão do pediatra e a entrega do atestado no ato da matrícula da criança.

O acompanhamento dos pais junto à criança na piscina, normalmente, é feito até os 3 anos, sendo muito importante esse momento para criar aproximação entre o bebê, os familiares e o professor, aprender com segurança e perder o medo do desconhecido, contribuindo para o contato com outras crianças. A música pode fazer parte da aula para incentivar a memória e aumentar o vocabulário.

Algumas dicas:

– Atente-se às boas condições do toalete ou do ambiente para trocar a fralda e a roupinha do bebê;

– O cloro deve estar com o pH7 e a temperatura ideal da água deve ser entre 27ºC e 29ºC;

– Recomenda-se que a primeira aula seja de 10 minutos e que o tempo seja ampliado sucessivamente,pois até então a criança ainda não se encontra totalmente desenvolvida;

– Use fraldas especiais, que não inchem ou vazem na água.

– Caso o pequeno esteja resfriado, não deve ir á aula de natação. 

-Não se deve dar comida, ou qualquer alimentos as crianças e bebês 1 hora antes da aula de natação.

– Os óculos de natação são importantes a partir dos 3 anos, e o uso de tampão auricular utilize com cuidado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *