A doença só pode ser diagnosticada por meio de exames de sangue, pois os sintomas são muito variados e constantemente associados com outras doenças. Normalmente se manifesta em crianças com até um ano de idade, quando começam a ingerir alimentos que contenham glúten ou seus derivados. A demora no diagnóstico leva a deficiências no desenvolvimento da criança. Em alguns casos se manifesta somente na idade adulta, dependendo do grau de intolerância ao glúten, afetando homens e mulheres.
A má alimentação pode deixar a pessoa intolerante ao glúten, portanto cuidado! Procure um médico e peça para fazer o exame de intolerância, caso você NÃO tenha, não fique sem consumir o glúten por muito tempo pois você pode acabar ficando intolerante a essa proteína.
Chocotone Sem Glúten e Sem Lactose
Ingredientes:
1 xíc. de polvilho doce
1/2 xíc. de fécula de batata
2 xíc. de farinha de arroz
1 CS (colher de sopa) de fermento biológico seco
1 colher de sobremesa cheia de CMC (espessante encontrado em lojas de produtos alimentícios para festas)
3 ovos
200 ml de água morna
1/2 xíc. de óleo
1/2 xíc. de açúcar
2 CS de essência de baunilha (ou essência própria para panetone) gotas ou cubinhos de chocolate a gosto (o que for permitido para cada um) ou choc. granulado.
Modo de fazer:
Em um recipiente fundo, misture com uma colher todos os ingredientes secos.
Faça um buraco no meio e junte o óleo, os ovos, a essência, e água.
Mexa até que misture e a massa fique homogênea. Acrescente os cubinhos de chocolate e misture.
Coloque as formas próprias para panetone em uma assadeira e despeje a massa até a metade.
Deixe crescer em lugar quente por cerca de 20 a 30min. Após o crescimento leve ao forno 180ºC até dourar. Mais ou menos 30min. dependendo do forno. Faça o teste do palito.
Retire do forno, deixe esfriar.
Decore, misturando um 1 copo de açúcar de confeiteiro, 1 colher de sopa de água e 2 colheresde sopa de cacau (também pode ser usado chocolate em pó a gosto). Espalhe por cima do chocotone e decore como quiser!
Rende: 9 mini chocotones.