Existe uma diferente entre idoso e velho…
Você envelhece por fatores fisiológicos… você fica velho quando não vê mais a vida como era antes, tenta ou faz de tudo para mostrar insatisfação e reclamar o tempo todo… envelhecer é inevitável.. mas você não precisa ficar velho quando envelhece.. apenas seja você!
E a nação Verde vai te ajudar a dar…. Energia
O idoso deve ser avaliado conforme sua idade (lembrando que com a idade o metabolismo basal tende a decair), composição corporal (massa magra e tecido adiposo) e os gastos diários com sua rotina de atividades, para que se estabeleça um valor energético individualizado.
Proteínas
A proteína é necessária para preservar a musculatura, sistema imunológico (defesa do organismo), cicatrização de feridas. O idoso saudável não necessita de aumento proteico na terceira idade; somente na ocorrência de certas convalescenças o seu requerimento proteico deverá ser elevado. Um excesso de proteínas pode sobrecarregar mais a sua função renal.
Cálcio
O idoso consegue absorver menos cálcio que o jovem (além do fato de que normalmente já consome menos alimentos fontes, pois com a idade muitos deixam de ingerir laticínios) e a perda de massa óssea é bastante acelerada a partir dos 60 anos.
Zinco
Muitos sinais presentes no idoso como anorexia, dificuldade de cicatrização de feridas, diminuição de paladar, comprometimento da resposta imune, visão com sensibilidade à luz e perda de adaptação ao escuro podem estar associadas a uma deficiência de zinco. O zinco pode estar depletado na velhice devido a estresses de várias formas, perdas de líquidos, doenças crônicas, etc.
Ferro
Com a idade, o idoso tende a deixar de consumir carnes (muitos devido aos problemas odontológicos, dificuldades de digestão, questões financeiras, etc.) e, sendo a carne vermelha a melhor fonte de ferro da dieta, muitos podem vir a apresentar a anemia ferropriva.
Vitamina D
O idoso tende a consumir menos fontes de vitamina D e costuma também apresentar menor exposição ao sol (fator importante para tornar ativa a vitamina D), o que pode contribuir para o risco de osteoporose. Sendo assim é importante atentar à ingestão de fontes de vitamina D e a exposição ao sol nas primeiras horas da manhã.
Água
A desidratação é um distúrbio comum nos idosos. Isto se dá em virtude do comprometimento renal em controlar adequadamente o volume de líquidos orgânicos e porque muitas vezes este tende a sentir pouca sede. Portanto, há de um lado muita perda hídrica e pouca re-hidratação.