Meditação: o equilíbrio entre o corpo e a alma
Olá, pessoal!
Não só utilizada pelos monges e sábios, a meditação proporciona uma experiência de se viver com leveza, em que se esvazia a mente, deixa as preocupações de lado e se conecta com a alma, a consciência e a inteligência.
A meditação pode ser vista como uma técnica de relaxamento, não só da mente, mas também do corpo, entretanto, exige-se muito a concentração. É preciso alinhar a postura e a respiração para se obter uma prática eficiente.
Diversos estudos apontam que, ao realizar esse exercício, ao longo do tempo, as defesas do organismo são ampliadas, lidando melhor com o estresse. Os benefícios são muitos contribui para o fortalecimento do sistema nervoso e imunológico, o equilíbrio emocional, a fertilidade, reduz a síndrome do intestino irritável e a pressão arterial, é anti-inflamatório, e ainda estimula a criatividade e o raciocínio.
Com essa técnica, o cérebro aumenta a coerência e sincroniza as correntes elétricas, multiplicando a concentração de dopamina, norepinefrina e serotonina, proporcionando o aumento da sensação de prazer, energia e motivação.
A partir de movimentos simples é possível praticar a meditação e chegar ao equilíbrio de paz, dando mais compreensão para as dificuldades e mais tranquilidade e discernimento para a tomada de decisões. Uma das posturas mais conhecidas é a sentar de pernas cruzadas, com os pés na parte inferior, as mãos com as palmas para cima repousadas no colo, os ombros e o peito relaxados, o pescoço, a cabeça e a coluna eretos (não rígidos ou tensos), a boca levemente cerrada e os olhos abertos fixados em um ponto é possível
Afastar-se do mundo, esquecer-se das tecnologias que nos rodeiam e olhar mais para o nosso ser, que sejam por alguns minutinhos, só auxiliará para o bem-estar e saúde de todos. Esteja bem consigo mesmo, para depois enfrentar os desafios e ajudar o próximo.