Quais cuidados devem ser tomados em cada tipo de diabete ?
A diabete é um tema comentado por muitas pessoas todos os dias na área da saúde, e hoje atendendo alguns pacientes na Nação Verde – Santana, tenho visto que muitas pessoas têm dúvidas sobre a diferenças , existe o tipo 1 e o tipo 2 da diabete, é uma doença que pode começar a atacar a saúde de forma silenciosa, mas precisa ter muito cuidado.
Hoje temos cerca de 16 milhões de brasileiros que sofrem com a diabete, esse número equivale a mais de 171 estádios como Maracanã lotados.
Existem 2 tipos de diabetes:
TIPO 1- quando pouca ou nenhuma insulina é liberada para o corpo, e assim, a glicose fica no sangue, causando a diate; em vez de ser usada como energia, aparece geralmente na infância ou adolescência.
TIPO 2 – aparece quando o organismo não consegue usar adequadamente a insulina que produz; ou não produz insulina suficiente para controlar a taxa de glicemia.
Como a Diabete TIPO 2 é a mais comum na população, atingindo 90% da população, vou comentar e tirar algumas dúvidas sobre a diabete.
Estudos mostram que não é somente a ingestão de carboidratos simples que causam a diabetes tipo 2, mas também e principalmente o fator risco da obesidade. Esse fator acaba gerando gorduras no fígado e também sobrecarregando a função pancreática, que é o órgão responsável por produzir a insulina e fazer a quebra da glicose, causando a diabete. O corpo sem essa função acaba ficando hiperglicêmico e apresentando as vezes manchas nas dobras cutâneas do pescoço, braços, axilas e sintomas como, sede acima do normal, muita vontade de urinar, cansaço extremo e também visão turva.
Algumas das características de pessoas que possam apresentar diabetes são: a obesidade, hipertensão e a não prática de atividade e exercícios físicos.
Antigamente acreditava ser necessário fazer o teste glicemia após os 45 anos de idade, mas hoje temos até mesmo crianças que já desenvolvem a doença por estarem se alimentando demasiadamente de produtos processados, que são um dos principais causadores de uma má alimentação e também um dos maiores vilões da diabete.
Por tanto é de fundamental importância observar hábitos ruins que causam inflamação e mau funcionamento de todo metabolismo.
Conscientizar da importância de fazer atividades físicas e se alimentar melhor com um acompanhamento de um profissional da área, não somente por fator estético, Vamos cuidar do que se tem de mais importante, que é o nosso corpo!
Dr. Felipe Alencar – Nutricionista
Nação Verde Unidade Santana
Encontre produtos específicos para quem tem diabete nas lojas Nação Verde.