Viagens que aliviam o stress

Se você é daqueles que deseja fugir da rotina e do estresse da cidade, optar pelo ecoturismo é uma das opções mais indicadas.

O ecoturismo é o segmento que promove a atividade turística de forma sustentável, preservando e incentivando o patrimônio natural e cultural, promovendo o bem-estar das populações.

Caracterizado pelo contato direto com a natureza e os animais, a prática é excelente para propiciar o conhecimento da diversidade biológica e a sua proteção, além de ajudar a gente a exercitar o corpo e a se desligar das dificuldades do dia a dia.

Existem diversos tipos de ecoturismo, para todos os gostos. É possível observar a fauna, a flora, as formações geológicas, os astros, visitar cavernas, mergulhar em águas límpidas, realizar trilhas e safáris fotográficos. Quem busca aventura, há ainda as atividades de “boia cross” (boia para descer corredeiras), canoagem, rapel (descida de paredões com o auxílio de cordas específicas), cavalgada, voo livre e canyoning (exploração de cânions com as técnicas da escalada) são os destaques e os mais procurados pelos turistas.

O Brasil é conhecido por dispor de uma das biodiversidades mais ricas do mundo, a maior reserva de água doce do planeta e as grandes florestas tropicais. Por isso, use e abuse da natureza. Precisamos do contato com a tranquilidade, ar puro e o som dos animais. 

E aí? Gostou da ideia? Se já está quase de malas prontas, listamos algumas dicas para os marinheiros de primeira viagem:

– opte por agências autorizadas a operar o ecoturismo; analise se o guia conhece o local e os métodos de primeiros socorros e salvamentos;

– leve bússola e carta topográfica; avise familiares e amigos sobre o passeio; carregue o kit de primeiros socorros; use roupas e calçados apropriados;

– tenha um telefone ou radiocomunicação em caso de emergência; apitos e lanternas também são úteis na localização;

– transporte água e alimentos adequados;

– e, por fim, se não tiver experiência nem fizer exercícios com regularidade, inicie com atividades mais leves.

2 Comments for “Viagens que aliviam o stress”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *