Os benefícios da meditação em nossa vida

Comece a praticar e relaxar!

 

Muitas pessoas associam a prática da meditação a um ritual religioso, porém, devido aos avanços da ciência,a meditação está sendo reconhecida como uma excelente ferramenta de relaxamento, autoconhecimento e redução de estresse.

Hoje em dia é muito comum encontrar pessoas meditando, interrompem a correria do dia a dia para se dedicar, por alguns minutinhos. Mais do que um redutor de estresse, é um momento que a pessoa consegue olhar para dentro de si e avaliar os acontecimentos de sua vida. É se desconectar do mundo para se conectar com ela mesma.

Muitos mitos rondam a meditação, entre eles podemos citar a necessidade de ficar sempre na posição de flor de lótus durante o exercício, a entoação de sons pela boca ou nariz para melhorar a concentração, de que só pessoas menos ansiosas 16conseguem se concentrar para meditar, entre outros.

Tem diversas maneiras de meditar. Basta apenas encontrar aquela que se adéqua melhor ao seu estilo de vida (e personalidade) e começar a aproveitar os tantos benefícios da prática.

Listamos abaixo alguns dos benefícios já comprovados pela ciência sobre a meditação:

– Reduz o estresse: Universidade da Califórnia (EUA) mostrou que a longo prazo, a meditação reduz os níveis de estresse, pois reduz os níveis de adrenalina e cortisol (hormônios ligados ao estresse) e aumenta a endorfina (neurotransmissor associado ao prazer).

– Melhora o sono: pesquisas do Northwestern Memorial Hospital, de Illinois (EUA), mostraram pessoas que sofriam com insônia começaram a dormir duas horas por dia a mais e alcançaram níveis do sono REM mais próximos do considerado saudável. A pesquisa foi realizada com pessoas de 25 a 45 anos que sofriam de insônia crônica e os resultados foram obtidos após dois meses de meditação.

– Diminui a ansiedade: Após oito semanas de meditação, pacientes começaram a apresentar alterações na amígdala cerebral, que controla emoções e está ligada à ansiedade e ao estresse.

Durante a meditação ocorre também um menor gasto de oxigênio pelas células do corpo, redução da frequência cardíaca e diminuição da condutância elétrica da pele (devido ao relaxamento).

 

Veja abaixo outras melhorias que a meditação nos proporciona:

– Aumento de satisfação e melhor desempenho no ambiente de trabalho;

– Melhora na depressão;

– Aumento de bem-estar e autoestima;

– Estímulo da criatividade, inteligência e memória;

– Redução da pressão arterial e de dores de cabeça, entre outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *