O açúcar provavelmente tenha origem da cana de açúcar data de 6000 a. C. em regiões da Índia. Na época, era usado como tempero ou remédio. No Brasil a cultura e o consumo de açúcar começou em 1533, por obra de Martin Afonso de Souza. Desde então, a indústria começou a comercializar diversos tipos de açúcares:
Açúcar Mascavo
É o açúcar bruto, escuro e úmido extraído depois do cozimento do caldo. Ele conserva o cálcio, ferro e sais minerais. O gosto fica bem parecido com o caldo de cana.
Açúcar Demerara
Usado no preparo de doces. Ele passa por um refinamento leve e não recebe nenhum aditivo químico, tem valores nutricionais altas.
Açúcar Refinado
É o açúcar bruna com diversos aditivos químicos e processos industriais, normalmente pobre em nutrientes e rico em sódio
Açúcar Light
É o açúcar que contem 50% de sua composição açúcar refinado e o restante sucralose, um tipo de adoçante. Ele adoça mais do que o comum e tem calorias reduzidas. Cuidado! Uma colher de sopa possuem 110 Kcal.
Para optar pelo açúcar mais saudável, prefira os que não foram muito processados, que não tem aditivos químicos e corantes.
A forma natural sempre é a mais saudável. Prefira o demerara ou o mascavo, evite os refinados, branquinhos e soltinhos! Cuide de sua saúde! A glicose do seu sangue agradece.