Chás não indicados para mulheres grávidas
Olá, pessoal.
Tornar-se mãe é uma grande alegria, mas a gravidez também é um processo delicado e que exige muito cuidado. As futuras mamães precisam ter uma atenção redobrada com a saúde, sempre com o acompanhamento do obstetra, atentando-se muito bem à alimentação. Até então, sem novidades, não é? Principalmente com os chás, que muitas vezes são utilizados de forma medicinal, mas alguns tipos podem trazer perigo a gradiva e ao bebê.
As ervas sempre foram vistas com bons olhos e que causam alguns milagres, utilizadas para o fim de todos os males. Quem não tem ou teve aquela avó ou tia que sempre fazia um chazinho para curar tudo? Entretanto, nem tudo que é natural faz bem. Muitas delas podem causar danos como intoxicações, diminuição do leite para a amamentação e até mesmo levar ao aborto.
Por isso, separamos alguns chás que não são indicados durante a gravidez. São orientações gerais, mas não substituem a orientação de seu médico:
– Boldo, Hidraste, Carvo-da-Ínida e Canela provocam contração sanguínea e dos músculos do útero;
– Confrei, Buchinha-do-Norte, Erva-de-Bicho e Rosa aceleram o metabolismo;
– Hortelã diminui a produção de leite;
– Arruda, Espirradeira, Erva-de-santa-maira, Melão-de-São-Caetano, Cipó-mil-homens fazem mal ao desenvolvimento do bebê;
– Preto, Verde, Branco, Mate e Banchá podem causar mal-estar e palpitações cardíacas.
Mas não entre em pânico! Sabemos que o chá é uma bebida que oferece nutrientes, antioxidantes, revigorantes e ainda ajuda no controle da ansiedade, sendo ele quente ou gelado. Alguns são permitidos na gravidez, possuem propriedades tranquilizantes e digestivas que causam bem-estar à mãe e ao bebê. Mas, claro, como toda grávida precisa fazer, consulte sempre o seu médico antes de incluir qualquer um deles no seu cardápio:
– Capim-limão;
Os chás permitidos devem ser tomados com moderação e para fins como dores leves, para a ansiedade, dores estomacais, enjoos, tratar resfriados, má digestão, insônia e nervosismo. Possuem ação calmante, anti-inflamatória e antibacteriana.