Temperos alternativos para seu prato!

Com apenas uma pitada de sal, e algumas folhinhas seus pratos ser mais saudáveis

Oie pessoal!

Quem gosta de cozinhar ? Os temperos são a “chave” que vai fazer o seu prato ser elogiado por todos !

Hoje, a arte de cozinhar está conquistando a maioria das pessoas. Talvez pela “moda” das pessoas quererem levar marmitas para almoçar no escritório, ter opção de lanche mais saudável ou economizar.

Muito sal, temperos prontos, sachês de molhos, corantes e condimentos, praticamente não estão fazendo parte dos ingredientes na vida dos brasileiros. Esses itens são os vilões na cozinha.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o consumo de sódio de 2,4 gramas por dia, equivalente a uma colher de sobremesa do sal comum de cozinha. Acima do recomendado, o organismo não consegue eliminar o excessos, o que pode acarretar em problemas de saúde.

Desses temperos, o que mais temos que ter cuidado é o sal por conta da quantidade de sódio. Para nós, isso sempre foi preocupante, pensamos e criamos o Caldo de Legumes,foi criado para comida ficar mais gostosa e você não se preocupar com os conservantes do mal.

Exclusividade Nação Verde!

Ele é o nosso tempero com muito pouco sódio e glutamato. E olha só como ele é bom: Não tem corantes artificiais; Não tem aromas artificiais e ainda com muito menos sal!!! Cá entre nós, uso na sopa, no frango, no arroz, no omelete ou na pipoca, um sabor leve e gostoso faz diferença!!

Agora você se pergunta… O que é Glutamato ?!
É um tipo de sódio feito de proteína vegetal hidrolisada ou da fermentação da glicose. O glutamato (ou ácido glutâmico) é um aminoácido presente naturalmente em alimentos como carnes, queijos e cogumelos.


O glutamato está presente em diversos alimentos. É responsável por um dos gostos básicos que constituem o paladar humano – umami. Por esta razão, o glutamato monossódico é usado como aditivo alimentar, para realçar o sabor de alimentos.

Pense melhor na hora de temperar seus pratos! Estamos aqui para te ajudar ter mais saúde! =)

Receitas de Chás Gelados para o verão

Chás Gelados para o verão

Oi Pessoal! 

Queria fazer uma pergunta para vocês…Quem ai está sofrendo com o calor?  O chás gelados serão a bebida desse verão. #ficaadica

O que fazer para se refrescar e aguentar esse solzão? Além de beber muita água para se manter o corpo hidratado e aguentar as altas temperaturas, ligar todos os ventiladores e ar condicionado de casa são válidos para dar um mudada nos refrescos. 

Resultado de imagem para cha gelado
Chás gelados para você se refrescar nesse verão!

Os chás, são os queridinhos da mulherada, ótimos para a saúde eliminando a retenção de líquido, ajuda na perda de peso, combate os radicais livres e melhora o funcionamento do intestino. 

Os chás serão os queridinhos de verão para você se hidratar de maneira saudável e gostosa.

Separamos algumas receitinhas de chás gelados e feito com as folhas que tem aqui na Nação Verde. Você vai ver que são bem legais e dá para levar a qualquer lugar. 

 

1. Chá gelado com manjericão e canela Com uma forma bem simples de fazer, ferver a água, colocar o manjericão e depois coar, coloque a canela, se quiser você deve bater o chá com morangos congelados e adoçar com adoante, xylitol, açúcar demerara ..como preferir.

2. Chá gelado com hortelã, gengibre e limão: os ingredientes são bem fáceis de encontrar em qualquer lugar. Uma boa dica é colocar na geladeira depois de pronto. O gengibre em pó ou fatias, é bom para a saúde pois acelera o metabolismo e tem poder antiinflamatório.

3. Chá preto com hibisco e limão: bem saboroso e colorido, esse chá pode auxiliar na redução de gorduras, já que o hibisco ajuda a regular o intestino, auxilia na digestão e a diminui a retenção de líquidos

4. Chá gelado de matchá e menta: o matcha é um chá verde japonês, que tem 10 vezes mais as propriedades benéficas do tradicional e muito diurético. Além de possuir um sabor mais intenso e mais adocicado.

5. Chá gelado de erva doce com lavanda e hortelã:  refrescante e bem saboroso, esse chá tem vários benefícios e são atingidos por ter erva doce, ele chá pode ajudar a melhora digestão, diminui o colesterol e gorduras, ajuda na prevenção do câncer. Rico em vitaminas e antioxidantes.

 

Ja fizemos esses chás aqui e todo mundo gostou!! 
Conta pra gente como que ficou ?? 
Grande abraço! 

Bolo de Laranja Fit – Se liga nos ingredientes!

 Friozinho pede… BOLO!

Bolo de Cenoura FIT

 

O que dizer desse tempinho frio que está caminhando aos poucos a todas as cidades? Dentro de um mês já se inicia o inverno, e com ele ficamos com mais fome e também com mais vontade de ficar em casa.

Comidas gostosas, cheiro de forno quentinho … Hmmm quem não gosta ! Como aqui no Nação Saudável gostamos de tudo um pouco, para ser diferente resolvemos adiantar algumas ideias de receitas que vão ser amigas de vocês nesse período de baixas temperaturas. 

Nada melhor que iniciar com uma receita de bolo de laranja fit , por que além de ser bem gostoso pode ser saudável. Sabiam que a simples troca de alguns ingredientes pode fazer sua receita mais gostosa e mais nutritiva…Já pensou nisso?  E outra, muitos desses ingredientes você encontra na loja da Nação Verde. 

E agora perguntam por que mais saudável? Outros tipos de farinhas e de açúcar o nosso corpo pode absorver e transformar em energia.

 

Olha só a receita ! 

Bolo de Laranja 

Ingredientes:

  • 2 laranjas
  • 2 xícaras de farinha de arroz
  • 1 xícara de farinha de aveia
  • 2 1/2 xícaras de açúcar mascavo
  • 1 colher de margarina light
  • 1 colher de fermento em pó
  • 3 ovos

Modo de preparo:

  1. Cortar as laranjas em quatro
  2. Retirar as sementes e a fibra branca do meio e colocar no liquidificador com casca
  3. Acrescentar o açúcar mascavo, a margarina, a aveia e as gemas
  4. Bater bem até triturar as laranjas
  5. Em uma vasilha colocar a farinha de trigo e o fermento
  6. Misturar com a massa do liquidificador
  7. Acrescentar as claras batidas em neve
  8. Untar e enfarinhar a forma
  9. Levar para assar em forno quente

 

 

GOLDEN MILK: A receita e poder do Leite Dourado

GOLDEN MILK: A receita e poder do Leite Dourado

GOLDEN MILK:
A receita e poder do Leite Dourado

 

Com propriedades poderosas, o Golden Milk caiu nas redes sociais de forma bombástica! Deixou todo mundo curioso querendo descobrir o que é, como faz, onde encontrar e qual é o sabor. Você já ouviu falar do Golden Milk? Iremos te contar sobre essa bebida que veio da Ayurveda, na Índia.

O Leite Dourado veio da Índia, e lá é usada de forma medicinal. Para quem não sabe ela é consumida pelos indígenas durante anos e foi aos poucos se espalhando pelo mundo. É uma bebida saudável que deve ser consumida quente, ideal para os dias frios e é tradicionalmente consumida á noite antes de dormir 

Mais um queridinho do mundo fitness, o Golden Milk tem propriedades antioxidantes, anti-inflamatória, é rico em psicobióticos, que são probióticos que diminuem a ansiedade e atua positivamente para aumento da imunidade.

O pessoal tem feito essa mistura para tomar logo pela manhã pois ele tem ação termogênica, auxiliando na perda de peso, talvez foi um dos motivos que virou febre nas redes sociais, e para quem pratica exercícios físicos. 

Como faz o GOLDEN MILK ?

Nada mais é do que Leite de Coco com Cúrcuma, podem ser adicionados outros ingredientes que vão aumentar a absorção e biodisponibilidade do composto ativo da cúrcuma, como as especiarias (canela e/ou pimenta) e gorduras saudáveis (óleo de coco).

Essa é a receita de inúmeras que tem na internet. Resolvemos escolher essa aqui por ser mais fácil de vocês encontrarem os ingredientes aqui na Nação Verde.

  •  200ml de seu leite de preferência (Tem a opção do Leite de Coco em Pó, fica bem gostoso)
  •  1 col de chá de óleo de coco (se você usar um leite com mais gordura como o de coco ou castanhas não precisa adicionar)
  •  1 col de café de acafrão da terra em pó
  •  1 pitada de pimenta do reino
  •  1/2 col café de canela em pó
  •  1/2 col café de gengibre em pó
  •  1 col chá de mel

Manteiga, Margarina ou GHEE ?

Manteiga, Margarina ou GHEE ?

GHEE
Entenda a diferença da GHEE, Manteiga e Margarina 

 

Diferente da manteiga ou margarina, o GHEE é realmente mais saudável. é uma fonte de gordura muito usada na culinária indiana. Para fazer é retirada toda a água e os elementos sólidos e toxinas da gordura do leite e lactose são completamente removidos. 

Esse trabalho que é feito para retirar a gordura, e lactose da manteiga faz com que esse produto se torne mais saudável . Não contém sal, não contém lactose, não produz fumaça em temperaturas altas, não necessita de refrigeração.

Hoje ela está em alta no mercado, e sendo troca por muitos na hora de fazer as compras, receitas, e montar a mesa de café da manhã. Muito mais saborosa e menos gordurosa, o GHEE tem muitas opções de sabores, e versos temperadas. 

A manteiga é um laticínio derivado do leite, seu processo é feito pela separação da parte líquida com a gordura do leite. Já a margarina não é um derivado do leite, e foi criada como um substituto para a manteiga. Embora sua origem inclua fontes animais, ela é feita de óleo vegetal, água, sal, emulsificantes e, por vezes, leite. 

Devemos ter em mente que o ghee ainda tem um alto teor de gordura saturada, apesar de alguns estudos terem conectado o ghee a baixos níveis de colesterol.

 

Como usar a GHEE? 

1. Fritar alimentos
2. Ajuda no sistema digestivo
3. Pode ser usada na pele para aliviar e tratar queimaduras
4. Loga duração
5. Dá sabor aos alimentos (Derretida na pipoca fica uma delícia!)
6. Não tem lactose
7. Rica em Vitamina A
8. Como o Óleo de Coco, ótima para hidratar os cabelos.

Refeições sem Carne

Teste novas receitas e um novo tipo de alimentação 

Refeições sem Carne 

 

 

As verduras, legumes, e os grãos são importantes na nossa alimentação, além de terem baixas calorias, são alimentos rico em fibras, vitaminas,e ajudam no emagrecimento. Um prato colorido, é um prato saudável !  Já pensaram em ficar um dia todo sem carne ? Ou qualquer outro tipo de proteína animal ? 

Ficar as vezes sem comer carne, ou frango é muito bom para o organismo por conta da desintoxicação, se você não compra de um mercado ou açougue confiável, esses alimentos podem vir muito alterados em relação a hormônios e toxinas.

Aqui na Nação Verde aprovamos e gostamos de ter uma vida equilibrada, além de testar novas receitas! Não somos vegetarianos e sim, apoiamos toda a ideia que preza a saúde no estilo de vida que combina mais com você. 

 

Farofa de legumes e aveia 

Ingredientes 

– 2 colheres (sopa) de azeite de oliva 
– 1 chuchu ralado no ralo grosso 
– 1 cenoura pequena ralada no ralo grosso 
– 1 palmito médio picado 
– 1 cubo de Caldo de Legumes 
– 1 xícara (chá) de água fervente 
– 2 colheres (sopa) de cheiro-verde picado 
– 1 xícara (chá) de aveia em flocos grossos  (Psiu! Olha a nossa Aveia aqui!) 

Modo de preparo 
Em uma frigideira grande, aqueça o azeite em fogo médio. Junte o chuchu, a cenoura e o caldo de legumes já dissolvido na água. Deixe cozinhar por 5 minutos, ou até os legumes começarem a murchar. Retire do fogo, acrescente o palmito e o cheiro-verde, e misture. Adicione a aveia e mexa bem.

 

Tabule de Quinoa

Ingredientes
½ xícara de quinoa tricolor
1 pepino japonês médiocortado em cubos
200 g de tomate-cereja cortado ao meio
1 cebola média cortada em cubos
uma pitada de zátar
uma pitada de pimenta-síria
3 colheres (sopa) de hortelã picada
Sal a gosto
1 colher (sopa) de suco de limão
½ xícara de damasco seco picado
¼ de xícara de pignoli
¼ de xícara de azeite

Modo de preparo
Coloque a quinoa em uma peneira de trama fina e lave bem os grãos em água corrente. Transfira para uma panela com água suficiente para cobrir os pequenos grãos. Cozinhe por 15 minutos ou até ficar macia, mas firme. Escorra muito bem e transfira para uma tigela. Em seguida, adicione os ingredientes restantes e regue com o azeite, misturando delicadamente. Sirva decorado com raminhos de hortelã.

Dica: Para o damasco  não amolecer muito, adicione-o à receita pouco antes de servir.

 

 

 

Bolo de maçã – Sem Lactose e Sem Glúten

Bolo de maçã – Sem Lactose e Sem Glúten

Bolo de Maçã
Sem Lactose e Sem Glúten

 

A páscoa passou, mas ainda está com aquela vontade de comer doces? 

Chame as amigas para um café saudável e funcional.

A maça é uma fruta muito gostosa, e também antioxidante, nutritiva, previne a gripe e pode ser usada na beleza da pele e cabelos.
Ela contém vitaminas B1 e B2, além sais minerais, como fósforo e ferro. Para quem deseja emagrecer é uma fruta ideal, é rica em fibras e poucas calorias.

Pensamos em colocar essa receita pois muitas pessoas hoje fazem dieta e também são intolerantes a glúten e lactose. 

Vamos explicar de uma forma breve o que é cada um para você entender melhor:

O glúten é a combinação de dois grupos de proteínas: a gliadina e a glutenina, encontradas dentro de grãos de trigo, cevada e centeio .

Diferente do glúten, a lactose é o açúcar do leite e não sua proteína. Logo, existe uma intolerância a ela que dificulta sua digestão. 

Essa receita rende até 10 porções e só demora 30 minutinhos!

Ingredientes

2 Xícara de farinha de arroz
1 Xícara de açúcar demerara
1 Xícara de óleo
3 ovos
1 Colher de sopa de fermento
1 Xícara castanha do pará picada
1/2 Xícara de uva passa
2 Maçã fuji picada com casca

Modo de Preparo: Faça uma farofa com os ingredientes seco e bata no liquidificador. Em seguida junte os ovos o açúcar e o óleo. Leve ao forno.

Dica: Depois de assado. Polvilhe 1/2 xícara de açúcar e 1/2 colher de canela em pó.
Características: Sem Glúten – Sem Lactose

Receitas para sua ceia – Salpicão Vegano

Receitas para sua ceia –  Salpicão Vegano

Salpicão Vegano

 

A Nação Saudável está atendendo a pedidos e colocamos hoje uma receita que da para usar no Natal e também em qualquer época, nós apoiamos todo mundo, todos os estilos de vida, opções sem frescura! Saber adaptar a alimentação não é fácil, por isso resolvemos ajudar você vegetariano. A ideia é fazer opções de pratos sem carnes e que sejam saborosos, e que todo mundo vai querer comer, vegetariano ou não. 

Vocês imaginam da onde veio o Salpicão? 

Tem sua origem na palavra “salpicar”, ou seja, salgar, polvilhar. Alguns dizem que vem de Portugal e uns da Espanha. No Brasil, é um prato do tipo salada, conhecido pela mistura de legumes e carne de ave desfiada. Existem variações da receita em torno dos ingredientes citados, sendo basicamente composto de frutas como abacaxi, cereja, maçã verde e uva passa, cenoura ralada, batatas, maionese, salsão, pimentão de varias cores, carne de frango ou peru e temperos comuns como sal pimenta. 

Aqui é um Salpicão Vegetariano, mais uma opção para você vegano, e também fazer e acompanhar seus pratos de forma saudável ! 

 

Ingredientes

2 abobrinhas médias raladas

1 cebola média picada

2 dentes de alho picados

1 tomate picado

1/2 pimentão picado

3 colheres (sopa) azeite

1 xícara de creme de arroz (colocamos aqui como fazer, só continuar lendo a receita!) 

8 gramas de Castanha do Pará triturada

1 cenoura ralada

 

Preparo

Misturar todos os ingredientes.

Assar no forno (com papel alumínio) à 180° durante 20 minutos.

Retirar o papel alumínio e assar por mais 10 minutos.

 

Creme de arroz

1 xícara de farinha de arroz

2 xícaras de água

Cozinhar em fogo baixo até pegar consistência pastosa.

 

Lembre se: Quando um prato é colorido, ele trás vida! Trás saúde e sabor 😀

Receitas para sua ceia – Farofa de Aveia

Farofa de Aveia 

 

Mais uma receita para você fazer e dizer para nós como que ficou!
Hoje tem farofa feita de aveia em flocos, e como já viram aqui a aveia é muito nutritiva, ajuda a emagrecer, e contribui na saúde do coração.
Dá para ser light na ceia sim, cuidar da saúde e da alimentação faz a diferença, melhora o humor, ajuda na disposição, funcionamento do intestino, e melhora a pele.

A farofa você encontra ela como acompanhamento dos pratos de Natal, e também todo mundo gosta dela acompanhando um pelo churrasco! Você mistura como acha melhor, alguns comem com as carnes e outras pessoas gostam de comer como acompanhamento na salada. A farofa que colocamos aqui é feita á partir da farinha de milho, ela é diferente do amido de milho (preste atenção na hora de comprar!) . A farinha de milho ajuda na nossa saúde pois tem pouca gordura, não possui colesterol, possui pouco sódio, tem zinco, ferro, fibras e vitamina A.

 

Com todos esses pratos você já pode se preparar para montar uma mesa de jantar linda, em que todo mundo pode comer á vontade. Trazer novidade é sempre bom, não é mesmo ? 

Farofa de Aveia

 

Ingredientes

  • 1 col. (sobremesa) de azeite
  • 1 col. (sobremesa) de cebola picada
  • 2 col. (sopa) de farinha de milho
  • 2 col. (sopa) de aveia em flocos
  • 1 col. (sobremesa) de azeitona preta picada
  • 1 col. (sobremesa) de uvas-passas

 

Modo de fazer

Em uma frigideira, coloque o azeite e leve ao fogo alto para aquecer. Coloque a cebola e refogue por 2 minutos. Acrescente a farinha de milho e a aveia em flocos e mexa sem parar por cerca de 3 minutos, até dourar. Adicione a azeitona e as passas. Retire do fogo e sirva.

 

Nação Verde – Diferente como você 

Receitas para sua ceia – Salpicão de Ameixa e Abacaxi

Salpicão de Ameixa e Abacaxi

 

Pensamos em colocar mais uma receita diferente e bem gostosa para você fazer no Natal, trocar alguns ingredientes por alguns fico em fibras, menos gordurosos, e com mais nutrientes é uma boa opção para deixar os pratos mais leves, e ainda bem saborosos. Apostar em temperos como ervas, sementes e frutas secas funcionais podem contribuir para manter um bom funcionamento do organismo, e sem se sentir pesado após as refeições. 

O Salpicão é uma salada que muitas pessoas gostam, porque ter o gosto levemente adocicado, e ser um ótimo a companhamento das carnes que irão na ceia nessa época de festas.
Salpicão de Ameixa com AbacaxiVamos mostrar para você que é possível faze-lo de forma que fique mais leve, saboroso e mais nutritivo.

Você irá precisar de: 

  • 2 colheres de sopa de açúcar demerara 
  • 1 xícara de chá de ameixa seca sem caroço
  • 1 xícara de chá de abacaxi picado
  • 1 xícara de chá de peito de peru defumado picado
  • 1 xícara de chá de talo de salsão picado
  • 6 colheres de sopa de iogurte light
  • 1 maço de alface americana picada ou cortada em tiras
  • 1 colher de sopa de molho de mostarda
  • Sal marinho ou Sal rosa do Himalaia á gosto – qualquer 
  • Suco de 1 limão
    Pode acrescentar cenoura ralada que fica uma delícia

Modo de preparo
Aqueça água em uma panela. Ponha o açúcar e a ameixa. Deixe ferver por cinco minutos. Retire do fogo, espere amornar e pique a ameixa. Misture-a com o abacaxi, o peito de peru, o salsão e o iogurte. Mexa bem para a mistura ficar homogênea. Distribua a alface em pratos de entrada individuais e derrame por cima um molho feito com o suco de limão e a mostarda, temperando com sal. Sobre cada porção coloque um pouco do salpicão. Deixe na geladeira por meia hora antes de servir.