Por que abrir uma franquia e não um novo negócio? Quais as vantagens?

Por que abrir uma franquia e não um novo negócio?
Quais as vantagens?

 

Primeiramente vamos explicar rapidamente o que é uma franquia:
Franquia é um modelo de negócio que envolve a distribuição de produtos mediante condições estabelecidas em um contrato entre franqueador e franqueado. 
 
Quando você adquire uma franquia você compra um modelo de negócio que já foi testado e que já está em funcionamento. O franqueador já fez a pesquisa de mercado sobre os produtos que são oferecidos. Por ser uma rede de empresas, acaba-se por adquirindo uma grande quantidade de produtos, consequentemente, a marca tem “privilégios” de preços, conseguindo negociar mais barato e repassando aos seus franqueados.
 
Se você for abrir um próprio negócio do zero, você vai precisar contratar uma empresa para fazer esta pesquisa de mercado e assim certificar a viabilidade do seu negócio. Além de criar toda cadeia de fornecedores (por se tratar de um negócio novo, você ainda não terá crédito no mercado e provavelmente terá que pagar as primeiras compras todas adiantadas ou a vista).
 
Numa franquia a marca já está pronta e já é conhecida.
 
No seu próprio negócio, você precisará contratar profissionais para o desenvolvimento da marca, desde a criação do logo até os registros.
 
Quando você opta por uma franquia, se torna um investimento mais assertivo, uma vez que os valores que você vai gastar já são previamente apresentados, assim não haverá surpresas.
 
Quando você opta por um negócio próprio, apesar de você conseguir fazer um esboço de todo plano de ação, quase sempre há surpresas e novos investimentos no caminho não previstos inicialmente. Pois neste caso tudo é novidade, reforma, construção, ambientação, logística, registros, licenças, e toda burocracia para poder abrir as portas.
 
Outra vantagem da franquia é que ela oferece treinamento para sua equipe sobre o produto e serviços. O processo já está pronto, com o passo a passo bem definido. Os funcionários terão cursos voltados para vendas e formas de tratar o cliente, além de conhecimentos específicos sobre o setor da prestação do serviço. Tais cursos costumam ser bem completos, afinal, a franqueadora tem interesse que o franqueado atinja ao máximo o potencial lucrativo, já que seu sucesso também será o sucesso da marca.
A franquia oferece também todo suporte na gestão do seu negócio, no financeiro, no marketing, em compras, no rh, orientações contábeis e jurídicas. Oferece software e consultoria. A marca irá prestar todo o suporte necessário, você poderá ficar “livre” da maior parte burocrática e preocupar-se apenas no operacional da sua empresa.
 
Este talvez seja a parte mais importante, pois normalmente o empreendedor tem muita dificuldade em controlar e organizar suas finanças, o que põe em risco a saúde do negócio. Quando montamos um negócio próprio, não temos este suporte, a não ser que seja contratada uma assessoria financeira.
 
 
Outra vantagem em abrir uma franquia está no suporte do marketing. Toda comunicação é desenvolvida pelo franqueador, não necessitando da contratação de uma agência. 
 
Para montar um negócio próprio e ter todos estes benefícios que uma rede de franquias oferece acaba tornando seu negócio inviável, pois o investimento em todos estes suportes se tornam altos quando falamos de um negócio novo.
 
Outro benefício oferecido pelas franquias são parcerias com financeiras. Estas parcerias acabam oferecendo a você taxas para empréstimos, capital de giro, financiamento menores do que as que você teria acesso tendo um negócio próprio. 
 
Hoje, graças ao avanço da tecnologia, mesmo lojas mais distantes da matriz tem muita facilidade na reciclagem. Sendo possível, através de vídeo conferências, se atualizar, se consultar, pedir opiniões e orientações. Os erros são ajustados de forma simples e dinâmica.
 
A franquia também fará um estudo apurado na sua cidade/região, analisando concorrentes, demanda, público-alvo e muito mais. 

Dificilmente os estudos e plano estratégico falham drasticamente. Ele analisa os possíveis pontos comerciais, a renda local, comércio local, a passagem de pedestres ou trânsito de veículos, enfim, faz uma análise minuciosa para que seu investimento seja o mais assertivo possível. Muitas vezes ajudam até na negociação do ponto.

 
Abrir um negócio é um passo muito importante, para muitos, a realização de um sonho, por isso deve ser feita a escolha mais assertiva possível para que esse investimento renda bons frutos. 
 
Se ainda tiver dúvidas sobre franquia, não exite em nos ligar!
Teremos o maior prazer em atendê-lo.

 
Com carinho,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Beleza

PSYLLIUM: a fibra ouro da…

11 de maio de 2023

PSYLLIUM: a fibra ouro da natureza As fibras são um importante componente da uma dieta humana ideal, na medida em

Saiba Mais
Beleza

4 Motivos para você usar…

8 de julho de 2021

Bastante divulgada como um suplemento, a coenzima Q10 é uma substância produzida naturalmente pelo nosso corpo e também é encontrada

Saiba Mais
Beleza

4 cuidados básicos que devemos…

30 de junho de 2021

Com as baixas temperaturas, é preciso ficar mais atento à saúde e beleza das mãos e dos pés. Na época

Saiba Mais
Beleza

Esfoliante corporal: passo a passo…

17 de junho de 2021

Quando falamos em ter uma pele mais hidratada, nutrida, macia e renovada, já pensamos imediatamente em creme corporal que encontramos

Saiba Mais
Saúde

Os Benefícios da Cúrcuma

12 de setembro de 2023

A cúrcuma é uma especiaria que tem sido valorizada há séculos por suas propriedades medicinais e benefícios à saúde. Ela

Saiba Mais
Saúde

Tudo sobre Whey Protein: O…

22 de agosto de 2023

Tudo sobre Whey Protein: O que é, Para que serve e Como escolher! Whey Protein: para que serve? O Whey

Saiba Mais
Saúde

A PRÓPOLIS E SEUS BENEFÍCIOS:…

15 de agosto de 2023

O extrato de própolis é uma mistura de materiais à base de resina vegetal e que é modificado pela secreção

Saiba Mais
Saúde

A RAINHA DAS PANCS: ORA-PRO-NOBIS

31 de maio de 2023

Em 2009, as Nações Unidas, através da FAO (Food and Agriculture Organization) predisse que haverá um aumento de 34% na

Saiba Mais
Receitas

Cardamomo: para que serve, benefícios…

10 de junho de 2021

Você é uma pessoa que gosta de misturar doçura e refrescância? E ainda por cima, com uma pitada de calor?

Saiba Mais
Receitas

O que é Levedura Nutricional…

4 de setembro de 2020

Te desafio a acertar o que é: Ela é vegana, tem alto valor nutricional, sem glúten, rica em proteínas, fibras,

Saiba Mais
Receitas

Temperos alternativos para seu prato!

11 de fevereiro de 2019

Desses temperos, o que mais temos que ter cuidado é o sal por conta da quantidade de sódio. Temperos como

Saiba Mais
Receitas

Receitas de Chás Gelados para…

20 de dezembro de 2018

Chás Gelados para o verão Oi Pessoal!  Queria fazer uma pergunta para vocês...Quem ai está sofrendo com o calor?  O

Saiba Mais