Qual a melhor opção para passar no pão?

Você já se perguntou se é o pão que é calórico ou se é a caloria que você adiciona ao pão? Diante de tantas opções (manteiga, margarina, requeijão, geleia, creme de ricota, cottage, patê industrializado, etc) fica difícil escolher a melhor para você, principalmente para quem tem algum problema de saúde relacionado como diabetes, hipertensão, colesterol elevado. Diante de tantos objetivos e dificuldades, resolvemos criar o cardápio de acordo com suas necessidades!

Diabetes

quem tem diabetes, não pode consumir elevadas quantidades de açúcar e carboidrato.

Prefira: margarina light ou tradicional que não contém quantidades significativas de carboidratos, assim como a manteiga e o patê de industrializado (prefira o creme de leite de soja ou light ao invés da maionese). O creme de ricota, creme de queijo, cottage, maionese e cream cheese também podem ser consumidos, pois apesar de ter carboidratos, são em pequena quantidade e pouca gordura também. A geleia diet, apesar de não tem açúcar, tem maior quantidade de carboidrato do que as opções listadas acima, devido às frutas. Mas ainda assim, pode ser consumida.

Evite: a geleia comum contém açúcar e deve ser evitada por diabéticos.

Colesterol Elevado

Pessoas com níveis de colesterol elevados devem ficar atentos não só a quantidade de colesterol do produto, mas também a gordura saturada.

Prefira: a geleia diet (o excesso de açúcar também pode atrapalhar nos índices de colesterol) O cottage, o creme de ricota e o cream cheese não tem quantidade de colesterol significativa e pouca quantidade de gordura saturada, mas prefira as versões light.

Evite: a manteiga e o requeijão por serem derivados do leite têm maior quantidade de colesterol e gordura saturada. O mesmo acontece com a maionese, mesmo nas versões light.

O patê industrializado também tem colesterol e deve ser evitado.

Hipertensão

A quantidade de sódio é o componente que os hipertensos melhor devem observar nos produtos.

Prefira: a manteiga e margarina sem sal não contém sódio, assim como a geleia, sendo as melhores opções. Entre os que têm pouca quantidade de sódio, ou seja, menos de 400mg de sódio para 100g do produto estão o requeijão tradicional, a manteiga com sal, o cream cheese tradicional e light, o creme de ricota e o creme de queijo.

Evite: seguindo a mesma regra da quantidade de sódio para 100g do produto, evite o consumo de requeijão light, margarina light ou tradicional com sal, maionese tradicional ou light, queijo cottage e patê industrializado.

Emagrecimento – se o objetivo for somente eliminar peso, controlar as calorias e as quantidades é essencial. Portanto, não há restrição a nenhuma das opções, mas dê preferência às versões light e diet. Entre os menos calóricos podemos citar o patê, a geleia diet, o requeijão light, o cream cheese light, o cottage e o creme de ricota.

Geleia de morango caseira

INGREDIENTES

• 1kg de morango maduro e limpo, cortado ao meio

• 1/4 de xícara (chá) de suco de limão

• 3 xícaras (chá) de açúcar

MODO DE PREPARO

Aqueça o morango e o suco de limão em uma panela, em fogo baixo. Depois de 15 minutos, ou quando o morango estiver bem macio e com bastante líquido, junte o açúcar e mexa até dissolver. Cozinhe por mais 30 minutos, misturando de vez em quando com uma colher de pau, até obter uma geleia avermelhada, escura e bem brilhante, mas que dará a impressão de estar mole até esfriar.

Para testar, coloque um pratinho no freezer quando começar a trabalhar, retire a panela do fogo passados uns 20 minutos da adição do açúcar, coloque uma colher de chá de geleia no pratinho, espere 1 minuto, ou até criar uma película, e empurre uma das extremidades com a ponta do dedo para ver se enruga. Se a geleia ainda estiver mole, volte ao fogo por mais alguns minutos e repita o teste. Despeje a geleia em um pote de vidro limpo e seco, deixe esfriar, tampe e guarde na geladeira por até um mês.

7 Comments for “Qual a melhor opção para passar no pão?”

Daiana Souza

says:

Olá,
Sempre passo margarina no pão ou biscoito, mas estou pensando em usar o creme de ricota no lugar. Essa opção realmente é a mais saudável?
E olhando duas embalagens de creme de ricota (de marcas diferentes) sendo que uma era tradicional e a outra era light, percebi que, apesar da qtd de caloria na light (38kcal) ser menor que na tradicional (42kcal) , o qtd de sódio da light era maior que na tradicional. Acabei levando a tradicional. Qual é a qtd aceitável de sódio por 30g de um alimento? E é possível que as empresas mintam naquele quadro nutricional que vem em todos os alimentos? Ou isso não é possível?

Desde já,
Obrigada.

says:

Olá Daiana, realmente os produtos lights contem mais sódio do que os tradicionais, as calorias para serem consideradas lights devem ter 25% a menos redução de caloria de todos os ingredientes propostos.
Pode comprar o tradicional mesmo, as calorias são quase iguais para o malefício do sódio ser maior.. mas isso não vale para todos. Parabéns por ler o rótulo. Poucos fazem isso!

Bruna

says:

Boa tarde, a geleia caseira que você ensina pode ser considerada diet? Minha filha esta com colesterol elevado, e ela ama a margarina, preciso substituir por alguma coisa,e desta vez procura produtos naturais.
obrigada.

Cintia

says:

Bom dia Dra. Paula! Adorei o artigo!
Gostaria de saber se posso substituir o açúcar na receita da geléia de morango pelo adoçante? Se sim, qual a melhor opção?

Liliane

says:

Margarina nunca será a melhor opção, não é saudável para ninguém.. a manteiga é mais indicada!

Vilmar Soares

says:

Boa noite
Eu e minha esposa somos praticantes de Muay thai e buscamos melhorar o quanto possível nossa alimentação! Consumimos tapioquinha a noite e passamos manteiga! O que seria mais saudável, manteiga ou requeijão?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *