Os segredos da Semente de Chia

Os segredos da Semente de Chia

A chia tem sido ultimamente muito usada como alimento emagrecedor, mas seus benefícios vão muito além disso. Essa semente tem origem da região das andinas, eles a chamam de Salvia hispânica, mas nós “abrasileiramos” como Chia. Rica em proteína, suas sementes são pequeninas, brancas, acinzentadas ou pretas. Para saúde, traz diversos benefícios como:

– Controle da glicemia,

– Antiinflamatória

– Reduz o colesterol ruim

– Protege contra doenças cardíacas

– Ajuda a combater o envelhecimento precoce

– Regulariza o intestino

Muitos começam a consumir a chia pelo seu poder de emagrecimento, na verdade, a chia, em contato com a água infla, aumenta seu tamanho, como uma gelatina, o que estufa no estomago e trás a falsa sensação de saciedade, o que evita “os beliscos” ou exageros durante o dia. Fonte de cálcio, ferro, fósforo, magnésio, manganês, selênio e zinco, a chia se torna um grande aliado ao funcionamento adequado do organismo. Para a farinha e/ou a semente, consumir 2 colheres de sobremesa todos os dias. O óleo precisa de orientação nutricional para cada pessoa.

Shake de Chia

Ingredientes:

• 2 potes de iogurte grego light de morango ou o sabor de sua preferência

• 2 colheres de mix de oleaginosas

• 2 colheres (sopa) de sementes chia

• Gojy berry hidratados a gosto

• Mirtilo para enfeitar.

Modo de preparo:

Em um copo, taça ou pote de sobremesa, misture um iogurte com 1 e 1/2 colher (sopa) de chia. Por cima, arrume as oleaginosas. Acrescente outro pote de iogurte. Polvilhe o restante da chia e arrume o gojy berry por cima (molhe as antes para ficarem macias). Leve à geladeira por 30 minutos e sirva.

Rendimento:

2 porções – 150 a 180 calorias por porção.

Dra. Paula Castilho

Nutricionista Formada pela São Camilo,especialista em nutrição Clinica, Enteral e Parenteral, Nutrição estética e esportiva, Pesquisadora da UNIFESP no ambulatório de cicatrização, Pesquisadora e mestranda em saúde publica na USP, Diretora da Consultoria Sabor Integral. Docente do Senac em Nutrição Estética. Consultora da Nação Verde

Deixe um comentário