Náusea e enjoo na gestação? Dúvidas do que comer na gravidez? Veja nossas dicas!!!

Comer por 2? Não.. a gravidez é muito mais do que isso!
Veja os principais nutrientes que a gestante deve priorizar nessa fase de sua vida!

Proteínas: Devido ao processo de construção de novas células do bebê e no próprio corpo da gestante para abrigá-lo há um aumento das necessidades diárias de proteínas, pois são nutrientes construtores e importantes para inúmeros processos no corpo.
Temos como fonte proteínas as de origem animal (carnes, aves, peixes, ovos, leite, queijo, iogurte) e as de origem vegetal (cereais integrais, feijão, lentilha, ervilha, grão de bico).
Vale lembrar que as proteínas de origem animal são consideradas proteínas completas (contém todos os aminoácidos essenciais); enquanto que as de origem vegetal por não contê-los, devem ser associadas com cereais (por exemplo feijão com arroz, ervilha com milho,etc.) para obtermos um conjunto de aminoácidos essências (proteínas completas).

Ácido Fólico: Vitamina importante para redução do risco de malformações do sistema nervoso central e do feto e outros efeitos congênitos.
É encontrada em vegetais folhosos verdes, cenoura, gema de ovo, trigo integral e farinhas integrais.

Cálcio: Durante a gestação a ingestão de cálcio nas recomendações adequadas é essencial para a formação do feto e da manutenção do bom funcionamento do organismo materno. Quando o consumo pela mãe do mineral é insuficiente, o feto passa a resgatar as reservas de cálcio da mãe (dos ossos e demais depósitos), podendo ocasionar queda de cabelo, unhas fracas e a longo prazo poderá desencadear o enfraquecimento dos dentes e dos ossos (osteoporose).
São boas fontes de cálcio o leite, queijo, iogurte, alimentos fortificados com cálcio, salmão, sardinha enlatada, sorvete de leite, espinafre, almeirão, couve, tofu.

Vitamina D: Como a vitamina D auxilia na absorção de cálcio, tal como se apresenta uma demanda maior de cálcio na gestação, recomenda-se conjuntamente o aumento de vitamina D.Sua falta pode provocar atraso no crescimento e deformações ósseas.
Encontramos vitamina D em fígado, peixes, ovos, manteiga.

Ferro: O ferro é parte da hemoglobina, que é um constituinte importante das células sanguíneas, sendo responsável pelo transporte do oxigênio para todas as células do organismo da mãe e do feto. A anemia é ocorre muitas vezes na na gravidez, proporcionando sintomas como indisposição, fraqueza e tonturas.
Boas fontes de ferro são: vísceras,carnes vermelhas, aves, peixes, feijões e hortaliças folhosas (ex.: couve, espinafre, brócolis), recomenda-se consumir frutas cítricas depois de consumir estes alimentos.

Água: Deve-se ingerir pelo menos seis a oito copos de água (em torno de dois litros ao dia). A água ajuda a manter o bom funcionamento do intestino, reduz risco de infecções urinárias e posteriormente ao nascimento da criança, conforme maior for a ingestão de líquidos, maior será a produção materna de leite. Dê preferência à água, aos sucos naturais e à água de coco, pois esses últimos além de hidratarem fornecem vitaminas e minerais.

Outras recomendações

* Caso tenha náuseas e enjôos (comuns no primeiro trimestre gestacional) procure tentar se alimentar de 5 a 6 refeições pequenas durante o dia, evitando grandes volumes de alimentos ou líquidos. Evite deitar-se ou sentar-se muito inclinada logo depois de comer para não ter refluxos. Mastigue bem devagar os alimentos, sem pressa, em locais e horários mais tranqüilos para uma boa digestão. Uma boa dica para a azia matinal é consumir 2-3 bolachas de água antes de levantar-se da cama e aguardar o café da manhã para depois de se sentir melhor.

* Evitar excesso de sal e alimentos salgados para não ter um aumento de pressão arterial e retenção hídrica (especialmente se a mãe já era hipertensa antes da gravidez)

* Procure se abster de álcool, cigarro ou drogas, pois são substâncias danosas ao organismo da mãe e do feto, o sangue recebe todos os nutrientes e atravessa a placenta, atingindo o sistema circulatório do feto.

* Tente consumir diariamente frutas, verduras, legumes e cereais integrais para garantir um bom aporte de fibras que manter um trânsito intestinal adequado (é comum a mãe sofrer de prisão de ventre na gestação) e garantir as vitaminas e minerais que ela e a criança necessitam.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Beleza

PSYLLIUM: a fibra ouro da…

11 de maio de 2023

PSYLLIUM: a fibra ouro da natureza As fibras são um importante componente da uma dieta humana ideal, na medida em

Saiba Mais
Beleza

4 Motivos para você usar…

8 de julho de 2021

Bastante divulgada como um suplemento, a coenzima Q10 é uma substância produzida naturalmente pelo nosso corpo e também é encontrada

Saiba Mais
Beleza

4 cuidados básicos que devemos…

30 de junho de 2021

Com as baixas temperaturas, é preciso ficar mais atento à saúde e beleza das mãos e dos pés. Na época

Saiba Mais
Beleza

Esfoliante corporal: passo a passo…

17 de junho de 2021

Quando falamos em ter uma pele mais hidratada, nutrida, macia e renovada, já pensamos imediatamente em creme corporal que encontramos

Saiba Mais
Saúde

Os Benefícios da Cúrcuma

12 de setembro de 2023

A cúrcuma é uma especiaria que tem sido valorizada há séculos por suas propriedades medicinais e benefícios à saúde. Ela

Saiba Mais
Saúde

Tudo sobre Whey Protein: O…

22 de agosto de 2023

Tudo sobre Whey Protein: O que é, Para que serve e Como escolher! Whey Protein: para que serve? O Whey

Saiba Mais
Saúde

A PRÓPOLIS E SEUS BENEFÍCIOS:…

15 de agosto de 2023

O extrato de própolis é uma mistura de materiais à base de resina vegetal e que é modificado pela secreção

Saiba Mais
Saúde

A RAINHA DAS PANCS: ORA-PRO-NOBIS

31 de maio de 2023

Em 2009, as Nações Unidas, através da FAO (Food and Agriculture Organization) predisse que haverá um aumento de 34% na

Saiba Mais
Receitas

Cardamomo: para que serve, benefícios…

10 de junho de 2021

Você é uma pessoa que gosta de misturar doçura e refrescância? E ainda por cima, com uma pitada de calor?

Saiba Mais
Receitas

O que é Levedura Nutricional…

4 de setembro de 2020

Te desafio a acertar o que é: Ela é vegana, tem alto valor nutricional, sem glúten, rica em proteínas, fibras,

Saiba Mais
Receitas

Temperos alternativos para seu prato!

11 de fevereiro de 2019

Desses temperos, o que mais temos que ter cuidado é o sal por conta da quantidade de sódio. Temperos como

Saiba Mais
Receitas

Receitas de Chás Gelados para…

20 de dezembro de 2018

Chás Gelados para o verão Oi Pessoal!  Queria fazer uma pergunta para vocês...Quem ai está sofrendo com o calor?  O

Saiba Mais