Inhame e Cará são a mesma coisa?

Muito comumente utilizado na culinária brasileira, em especial no Norte e Nordeste, o inhame pode ter inúmeros nomes populares e também ser confundido com o cará. Antes de tudo, é necessário diferenciar as várias formas do tubérculo. O inhame (Dioscorea spp.) pertence à família Dioscoreácea, com nove gêneros e cerca de 850 espécies, sendo o cará uma delas. O cará é grande e sem pelo, o inhame é redondo e peludo, eles são primos.

Cuidado! Os dois são fonte de carboidrato, e seu excesso torna-se extremamente calórico! O inhame é muito conhecido pelo seu alto poder de curar anemia, devido sua alta concentração de ferro, o que ajuda aos vegetarianos, já que ficam com a saúde comprometida devido a falta desse mineral na dieta pela exclusão de carnes O ideal é consumir o inhame ou o cará em sopas, ou ate mesmo em saladas ou em carnes de panela com molho. Parece que os dois legumes estão entrando na moda – alguns chefs de renome, como o Troisgros estão incluindo pratos com eles no cardápio. Mas durante muito tempo os dois foram considerados “pouco sofisticados”. Na verdade, esses dois alimentos são muito conhecidos no Norte e Nordeste do Brasil, por isso que achamos que eram poucos sofisticados, porém são ricos em nutrientes, por isso que está passando por essa mudança, muitas pessoas de outras regiões nem conheciam.

Panqueca de Aveia com Recheio de Ricota e Maionese de Inhame

• Massa da Panqueca

• 1 xícara de aveia

• 2 colheres de sopa de farinha de trigo

• 1 ovo

• Leite mais ou menos uma xícara

• 2 colheres de queijo ralado

• 1 colher de margarina

• Sal a gosto

Recheio

• Maionese de Inhame

• 300g de inhame cozido

• 1 xícara chá de azeite

• 1 xícara chá de água

• 1 limão espremido

• 1 dente de alho amassado

• 1 cebola picada

• 1 colher café de açúcar

• salsa e cebolinha

• sal e pimenta do reino à gosto

Modo de preparo

Panqueca

Bater todos os ingredientes no liquidificador e fazer as panquecas.

Recheio

Bater os ingredientes da Maionese de Inhame no liquidificador e misture à ricota amassada e tomate bem picadinho e recheie as panquecas.

Receita de Rocambole de Frango e Inhame

• . 500 g de inhame sem casca cozido no vapor e espremido

• . 300 g de peito de frango moído

• . 1 cebola bem picada

• . 1 xícara (chá) de farinha de trigo

• . Sal, pimenta e salsa picada a gosto

• . 150 g de mussarela fatiada

Num recipiente, misture o inhame, o frango, a cebola, a farinha, o sal, a pimenta e a salsa. Cubra e leve à geladeira por 30 minutos. Aqueça o forno a 220 °C. Ponha a massa sobre filme plástico e com as mãos molde um retângulo. Distribua as fatias de mussarela por cima. Com filme plástico, enrole como um rocambole. Embrulhe-o no papel-manteiga bem untado com manteiga e transfira para uma assadeira. Leve ao forno por 40 minutos ou até dourar.

22 Comentários

  1. Legal, sabia q eram parentes! Porém mta gente me perguntava ql era ql pq mtos trocam as identidade entre cara e inhame. Queria ressaltar TB que é facilmente encontrado aqui pela região do vale do Paraíba por se tratar de um legume comum entre os mais velhos nas cidades interioranas de SP, comidinha de roça. Uso muito na cozinha TB!! Obrigado.

  2. Existe um erro de identificação. O inhame é liso, e o peludo é o cará. Como todos os dias. Tanto um como o outro. Ótimo para o sistema imunológico. Uma tribo indigena mudou a base da alimentação que era inhame, e a maioria adoeceu e alguns morreram de malária.

    1. Olá Petronio, boa tarde!!!

      Obrigada por sua observação.
      O inhame e o cará são realmente tubérculos com aparência muito semelhantes, ricas em amido e vitaminas do grupo B, que otimizam seu potencial energético de fácil digestão. Porém ha diferença quanto a presença de fitoquímicos e propriedades terapêuticas e culinárias.

      As raízes, segundo medicina tradicional chinesa, são alimentos que atuam equilibrando centros energéticos de nossos órgãos mais profundos como o baço, rins e seus tecidos e glândulas relacionados como tireoide, medula, glândula adrenais e outros.

      Att. Débora Werneck – Nutricionista Nação Verde.

  3. Boa noite.
    Se inhame e típico da culinária nordestina, então acredito q eles saibam diferenciar os dois. Meus pais são do nordeste e garantem que: o que os sulistas conhecem como Inhame(pequeno e c/pelo) é na verdade o cará, pois o inhame é maior e mais liso e mais gosmento.
    Minha mãe acredita que pelo fato das mulheres nordestinas consumirem muito inhame elas são bem férteis, poucas vezes apresentam problemas na gestação e seus bebês raramente apresentam alguma anomalia.

  4. Excelente esclarecimento. No entanto afirmar que a saúde dos vegetarianos é comprometida por conta da sua dieta é desatualizado e errado. Ja existem vários pareceres científicos, inclusive da oms que concluem que a dieta vegetariana é saudavel em qualquer fase da vida. Além disso, o ferro é facilmente encontrado nos alimentos de origem vegetal, como os feijões, por exemplo.

  5. Prof. Petrônio afirma ter erro de identificação e diz ter acesso a ambos. Afinal, inhame é liso ou peludo arredondado? Tem efeito medicinal muito importante como apontada acima por Débora wernech ?

  6. Acredito que as especificações informadas pela Nação Verde, São as corretas, conforme artigo retirado da revista Globo Rural: ‘O cará, o inhame e outras raízes nunca foram bem identificados. A confusão é antiga e começou com Pero Vaz de Caminha, na carta enviada ao rei de Portugal a respeito do descobrimento do Brasil. Ele errou ao registrar o que os índios comiam. Trocou a mandioca, principal alimento dos tupiniquins, pelo inhame. “Muito inhame e outras sementes que na terra há e eles comem”, escreveu. Porém, o equívoco maior é entre esse rizoma e o cará, que é um tubérculo. Em certos lugares os nomes são até trocados. No Nordeste, por exemplo, o cará é chamado de inhame. Em outras regiões, o cará é chamado de inhame-cará. Os dois têm muita coisa em comum, como o valor nutritivo, a origem tropical, o gosto por clima quente e úmido, com bom índice de chuvas. Porém, existem diferenças apontadas pela Embrapa Hortaliças. O inhame é da família das aráceas e seu rizoma tem forma arredondada, é peludo e de ponta afilada. Apresenta alto teor de açúcar. A planta tem aparência de uma folhagem de jardim e as folhas largas em forma de coração. Já o cará é da família das dioscoreáceas. O tubérculo é comprido, como a batata-doce, e tem pêlos ralos. O teor de açúcar é menor que o do inhame. A planta solta folhas pequenas e parecidas com as da batata-doce.’
    Fonte: Revista Globo Rural.

  7. Boa noite. Temos um inhame que é nativo de áreas úmidas. Ele é maior que o inhame comum, comercializado em supermercados, e de formato mais redondo. Como faço para saber a variedade desse inhame ? Gostaria tb de fazer uma análise química para determinar as características nutricionais desse tubérculo.

  8. Adorei as explicações, e diferenças entre o inhame e o cará. Aqui no Nordeste, chamamos normalmente de inhame ao tubérculo. Soube noutro site, que o inhame é muito nutritivo, e de baixo teor calórico, sendo bom consumí-lo diariamente, principalmente por nós mulheres, pois ajuda na “reposição” hormonal.

  9. Reveladora é a observação de que “esses dois alimentos são muito conhecidos no Norte e Nordeste do Brasil, por isso que achamos que eram poucos sofisticados”. Fossem utilizados na culinária francesa, ainda que de pouco valor nutricional, e seriam sofisticados, mas sendo típicos do norte e do nordeste, recebem essa classificação. Poucos sofisticados, ainda que de grande valor nutricional. A curiosidade que fica agora é: se a autora diz que “achamos que eram pouco sofisticados” é porque agora não acham mais. E por que não acham mais? Por que foram “descorbertos” por pessoas de outras regiões mais “sofisticadas”?

  10. Parabéns por divulgar alimentos saudáveis. Gostaria apenas de fazer uma observação sobre o que foi escrito acerca dos alimentos citados.
    “Mas durante muito tempo os dois foram considerados “pouco sofisticados”. Na verdade, esses dois alimentos são muito conhecidos no Norte e Nordeste do Brasil, por isso que achamos que eram poucos sofisticados”…
    Estranha essa conclusão, por que se acharia que o que é mais conhecido no Norte e Nordeste do Brasil seria “pouco sofisticado”?

  11. “Na verdade, esses dois alimentos são muito conhecidos no Norte e Nordeste do Brasil, por isso que achamos que eram poucos sofisticados, porém são ricos em nutrientes, por isso que está passando por essa mudança, muitas pessoas de outras regiões nem conheciam.”
    Não devíamos perpetuar esse tipo de pensamento, que mesmo sem intenção, imagino, acabam discriminando uma região do pais, já que subentende-se que se fosse conhecido em outro lugar ou país, não seria considerado “pouco sofisticado.”

  12. estou utilizando o inhame para o meu sistema imunológico que é baixo, tomo 1 copo de suco por 5 dias e paro, dou um intervalo para depois repetir o uso.
    A primeira vez fiz ele crú e tomei o suco, mas depois li que é melhor cozinhar primeiro e faço o suco , está correto?
    LITA- SP

  13. Mto boa a explicação…gostei bastante. Como mto inhame e cará. Não tenho problema nenhum de saude. Nem mesmo uma gripe nem resfriado. O diabético pode comer?

  14. Vegetarianos não tem deficiência nenhuma devido a falta de carne. Sou vegetariana, em transição para o veganismo, e minha saúde nunca foi melhor. Não tenho anemia e falta de nenhum nutriente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Beleza

PSYLLIUM: a fibra ouro da…

11 de maio de 2023

PSYLLIUM: a fibra ouro da natureza As fibras são um importante componente da uma dieta humana ideal, na medida em

Saiba Mais
Beleza

4 Motivos para você usar…

8 de julho de 2021

Bastante divulgada como um suplemento, a coenzima Q10 é uma substância produzida naturalmente pelo nosso corpo e também é encontrada

Saiba Mais
Beleza

4 cuidados básicos que devemos…

30 de junho de 2021

Com as baixas temperaturas, é preciso ficar mais atento à saúde e beleza das mãos e dos pés. Na época

Saiba Mais
Beleza

Esfoliante corporal: passo a passo…

17 de junho de 2021

Quando falamos em ter uma pele mais hidratada, nutrida, macia e renovada, já pensamos imediatamente em creme corporal que encontramos

Saiba Mais
Saúde

Os Benefícios da Cúrcuma

12 de setembro de 2023

A cúrcuma é uma especiaria que tem sido valorizada há séculos por suas propriedades medicinais e benefícios à saúde. Ela

Saiba Mais
Saúde

Tudo sobre Whey Protein: O…

22 de agosto de 2023

Tudo sobre Whey Protein: O que é, Para que serve e Como escolher! Whey Protein: para que serve? O Whey

Saiba Mais
Saúde

A PRÓPOLIS E SEUS BENEFÍCIOS:…

15 de agosto de 2023

O extrato de própolis é uma mistura de materiais à base de resina vegetal e que é modificado pela secreção

Saiba Mais
Saúde

A RAINHA DAS PANCS: ORA-PRO-NOBIS

31 de maio de 2023

Em 2009, as Nações Unidas, através da FAO (Food and Agriculture Organization) predisse que haverá um aumento de 34% na

Saiba Mais
Receitas

Cardamomo: para que serve, benefícios…

10 de junho de 2021

Você é uma pessoa que gosta de misturar doçura e refrescância? E ainda por cima, com uma pitada de calor?

Saiba Mais
Receitas

O que é Levedura Nutricional…

4 de setembro de 2020

Te desafio a acertar o que é: Ela é vegana, tem alto valor nutricional, sem glúten, rica em proteínas, fibras,

Saiba Mais
Receitas

Temperos alternativos para seu prato!

11 de fevereiro de 2019

Desses temperos, o que mais temos que ter cuidado é o sal por conta da quantidade de sódio. Temperos como

Saiba Mais
Receitas

Receitas de Chás Gelados para…

20 de dezembro de 2018

Chás Gelados para o verão Oi Pessoal!  Queria fazer uma pergunta para vocês...Quem ai está sofrendo com o calor?  O

Saiba Mais