Especial sobre alimentação para cada faixa etária! 1° INFÂNCIA PARTE 1

Que mãe que nunca ficou horas e horas buscando informações para saber o que dar para seu filho comer e não ter com o que se preocupar com crescimento, peso, imunidade, etc..
Começa agora no Nação Saudável uma “serie” sobre alimentação para cada faixa etária!
E primeiro, vamos falar sobre alimentação na infância, começando por uma palavra: AMAMENTAÇÃO

Amamentação
A alimentação infantil na verdade inicia-se a partir do nascimento da criança, quando a mãe já começa a amamentação. O aleitamento materno é a melhor e mais completa alimentação para o bebê nos primeiros 6 meses de vida (aleitamento exclusivo, sem necessidade de oferta de outros alimentos, nem líquidos para a criança). A amamentação é importante tanto para o bebê (que recebe a melhor nutrição e defesas imunológicas através do leite materno) como para a mãe, que consegue retomar mais rápida e tranquilamente às suas medidas corporais e ainda cria um vínculo afetivo maior com seu filho.
Ao término desta fase, deve-se introduzir os primeiros alimentos à criança; iniciando-se com líquidos, posteriormente alimentos de consistência pastosa (primeiramente papas de frutas e legumes cozidos), depois alimentos picadinhos, desfiados ou amassados (quando se acrescenta nas papas carnes moídas ou frango desfiado) e por fim os alimentos sólidos de fato quando a criança já conseguir mastigá-los.
Mesmo sendo importante oferecer uma alimentação rica em verduras, legumes e frutas; também é interessante introduzir um alimento diferente de cada vez, a fim de que a própria criança possa selecionar destes alimentos nutritivos os seus preferidos através de seu gosto pessoal (papas com muitos vegetais não permitem que ela faça distinção do paladar de cada alimento).
Além disto, deve-se oferecer pequenas quantidades de um novo alimento, em pratinhos pequenos, aguardando que a criança solicite gradativamente maiores quantidades. Oferecer porções exageradas (conduta normalmente observada em pais ansiosos ou inseguros quanto à boa alimentação de seu filho) podem acabar trazendo perda de apetite (baixo peso) ou apetite exacerbado para a criança (obesidade infantil).

O balanceamento nutricional consiste em verificar se a alimentação infantil contém todos os nutrientes básicos (energia, proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e minerais) e se a quantidade de cada um deles está adequada.

As proteínas são matérias-primas para a multiplicação de células e para o crescimento da criança. Entretanto, atingir as recomendações de proteínas para a criança é algo muito fácil. Uma criança de 3 anos de idade necessita de cerca de 16g de proteínas por dia, o que significa consumir dois copos pequenos de leite (500ml) ou um bife pequeno ao dia.

Carboidratos
São os principais fornecedores de energia a ser utilizada pelo organismo da criança nos processos de crescimento, desenvolvimento e ainda para suas atividades diárias. Possuem 4 calorias por grama. A aceitação da criança pelo carboidrato é muito boa e estes devem ser a base de sua alimentação da criança. São encontrados em: arroz, macarrão, batata, mandioca, cará, pães, mandioquinha, bolachas, cereais matinais, farinhas, etc.

Gorduras
As gorduras são uma forma secundária de energia para a criança. Possuem o dobro de energia dos carboidratos (9 calorias por grama), mas apresentam um processo digestivo e absortivo mais lento e difícil. Portanto não se deve exagerar nas quantidades de gorduras a serem oferecidas para a criança. As melhores fontes de gordura estão nos óleos vegetais, azeite de oliva e manteiga. É importante também evitar o excesso de gordura saturada e frituras, visando se precaver do aumento dos níveis de colesterol na infância.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Beleza

PSYLLIUM: a fibra ouro da…

11 de maio de 2023

PSYLLIUM: a fibra ouro da natureza As fibras são um importante componente da uma dieta humana ideal, na medida em

Saiba Mais
Beleza

4 Motivos para você usar…

8 de julho de 2021

Bastante divulgada como um suplemento, a coenzima Q10 é uma substância produzida naturalmente pelo nosso corpo e também é encontrada

Saiba Mais
Beleza

4 cuidados básicos que devemos…

30 de junho de 2021

Com as baixas temperaturas, é preciso ficar mais atento à saúde e beleza das mãos e dos pés. Na época

Saiba Mais
Beleza

Esfoliante corporal: passo a passo…

17 de junho de 2021

Quando falamos em ter uma pele mais hidratada, nutrida, macia e renovada, já pensamos imediatamente em creme corporal que encontramos

Saiba Mais
Saúde

Os Benefícios da Cúrcuma

12 de setembro de 2023

A cúrcuma é uma especiaria que tem sido valorizada há séculos por suas propriedades medicinais e benefícios à saúde. Ela

Saiba Mais
Saúde

Tudo sobre Whey Protein: O…

22 de agosto de 2023

Tudo sobre Whey Protein: O que é, Para que serve e Como escolher! Whey Protein: para que serve? O Whey

Saiba Mais
Saúde

A PRÓPOLIS E SEUS BENEFÍCIOS:…

15 de agosto de 2023

O extrato de própolis é uma mistura de materiais à base de resina vegetal e que é modificado pela secreção

Saiba Mais
Saúde

A RAINHA DAS PANCS: ORA-PRO-NOBIS

31 de maio de 2023

Em 2009, as Nações Unidas, através da FAO (Food and Agriculture Organization) predisse que haverá um aumento de 34% na

Saiba Mais
Receitas

Cardamomo: para que serve, benefícios…

10 de junho de 2021

Você é uma pessoa que gosta de misturar doçura e refrescância? E ainda por cima, com uma pitada de calor?

Saiba Mais
Receitas

O que é Levedura Nutricional…

4 de setembro de 2020

Te desafio a acertar o que é: Ela é vegana, tem alto valor nutricional, sem glúten, rica em proteínas, fibras,

Saiba Mais
Receitas

Temperos alternativos para seu prato!

11 de fevereiro de 2019

Desses temperos, o que mais temos que ter cuidado é o sal por conta da quantidade de sódio. Temperos como

Saiba Mais
Receitas

Receitas de Chás Gelados para…

20 de dezembro de 2018

Chás Gelados para o verão Oi Pessoal!  Queria fazer uma pergunta para vocês...Quem ai está sofrendo com o calor?  O

Saiba Mais