Dor de cabeça? Conheça 5 alimentos para consumir e 5 para evitar

Dor de cabeça? Conheça 5 alimentos para consumir e 5 para evitar

Existem alimentos que são alergênicos e mexem com todo o comportamento do nosso corpo, outros estimulantes e em pessoas sensíveis pode causar irritação, tudo depende da quantidade ingerida:

1-Alimentos com alto teor de sódio e glutamato monossódico, eles são causadores de enxaqueca, evite temperos, macarrão instantâneo, caldos prontos, salgadinhos, bolachas salgadas, sopas prontas, shoyu e molho inglês.

2-Compostos como nitrato e nitrito, encontrados nos embutidos e produtos defumados, como presunto, salame, salsicha, linguiça e patês industrializados, causam dores de cabeça, pois são considerados tóxicos ao organismo, e provoca dor.

3-Adoçantes como aspartame e ciclamato, podem provocar enxaqueca em algumas pessoas, evite refrigerantes, gelatinas, sorvetes e balas em versão diet

4-Café, chá preto e refrigerantes à base de cola são feitos de cafeína, estimulantes e podem causar irritação.

5-Vinho tinto e amendoim, contem teobromina, amina e tiramina, eles estimulam o sistema nervoso central e podem causar a dor de cabeça em pessoas sensíveis a esses componentes.

 Evitam a dor de cabeça

1-Alguns alimentos bloqueiam a síntese de prostaglandinas, como Cenoura, gengibre, maçã e kiwi, tem efeito anti-inflamatório para essa substância.

2-Arroz, frutas, noz, queijos, iogurte, verduras, pães integral, grãos e cereais, leite desnatado e carnes e peixes magros, contem triptofano em sua composição e estimulam a produção de serotonina, hormônio do bem estar.

3-Peixes de água fria, como salmão e sardinha, contem ômega 3, um excelente anti-inflamatório.

4-Aveia, feijão, batata, ervilha, sementes e tomate, contem magnésio, substância que costuma faltar no orgânismo de quem tem enxaqueca.

5- A água, a falta dela danifica o cérebro que começa a dor pedindo mais água pelo corpo estar desidratado.

Dra. Paula Castilho

Nutricionista Formada pela São Camilo,especialista em nutrição Clinica, Enteral e Parenteral, Nutrição estética e esportiva, Pesquisadora da UNIFESP no ambulatório de cicatrização, Pesquisadora e mestranda em saúde publica na USP, Diretora da Consultoria Sabor Integral. Docente do Senac em Nutrição Estética. Consultora da Nação Verde

Deixe um comentário