Dicas com perguntas e respostas de como fazer seu prato ou escolher melhor um restaurante!

1.O que a pessoa precisa reparar, em um restaurante self-service, para garantir que está consumindo alimentos saudáveis? (limpeza do ambiente, estado da comida…) A comida no balcão apresenta sinais quando está imprópria para o consumo?

Quando frequentamos um restaurante é comum termos receito sobre a higiene do estabelecimento e a maneira de como o alimento foi preparado. É possível fazer algumas observações sem ter que ir a cozinha para verificar a higiene do local. Primeiro olhe para o salão e veja se as mesas e o chão estão limpos, se os funcionários possuem uniformes limpos, se o balcão da comida está higienizado, e se os utensílios estão limpos. Caso tudo isso estiver de acordo com o esperado. Observe as reparações, as saladas devem estar íntegras e sem sujidades, observe principalmente as folhas, normalmente quando passaram do ponto elas ficam escuras e murchas. As comidas cozidas devem estar com cores vivas e odor atrativo, caso observe algum odor azedo ou coloração estranha, não retire o alimento. Comidas frias devem ter uma bancada própria com controle de temperatura ou gelo e comidas quentes devem ter bancadas quentes com richous ou banho Maria quente.

2. Quais as dicas para quem almoça todos os dias em restaurante self-service e quer garantir o suprimento dos nutrientes necessários ao organismo? Por exemplo, quantas vezes por semana comer peixe, frango e carne vermelha? Qual a quantidade ideal de carboidratos?

O ideal é fazer um prato bem colorido, isso garantirá que ele estará cheio de antioxidantes que vão proteger suas células dos radicais livres. O ideal fazer um prato só de salada e depois tirar outras preparações. Carne, só 2x na semana, peixe e frango sempre que quiser, isso garantirá um colesterol mais saudável. Evite frituras e massas. O ideal é consumir um prato com equilíbrio entre proteínas, lipídios e carboidratos. Os carboidratos devem existir, mas a quantidade exata depende do seu biótipo e metabolismo que só o nutricionista pode te dizer qual é após avaliação.

3. Faz diferença optar pela massa, pelo arroz ou pela batata como fonte de carboidratos?

Todos fazem parta do grupo dos carboidratos, a diferença está no seu índice glicêmico IG (quantidade de açúcar que esse carboidrato vai liberar com determinada velocidade no seu sangue). Quanto mais refinado for o alimento, maior o seu IG, arroz integra, macarrão e batata, tem índices glicêmicos elevados, por isso vale apena investir nos alimentos integrais como o arroz integral e as massas integrais, pois o IG delas é baixo, além de ajudar na perda de peso.

4. Qual a melhor forma de temperar a salada?

O ideal é usar o que é natural, alho e limão a vontade (tem poderes antioxidantes e ajudam na digestão), coloque 01 colher de sobremesa de azeite para temperar a salada é o suficiente para mante-lo saudável.
5. Saladas à base de maionese estão liberadas para quem quer ser saudável? E para quem quer emagrecer?
A maionese não está liberada em nenhum dos casos, ela tem gordura, o que pode acabar prejudicando o colesterol. O ideal é investir em cremes para salada com iogurte natural desnatado, com a receita certa você consegue um tempero de alta palatabilidade e totalmente saudável.

6. Geralmente os restaurantes self-service oferecem como sobremesas sorvetes, bolos, tortas e outros doces. Nesses casos, a sobremesa está liberada? Se sim, qual a quantidade e frequência semanal permitida?

Esse tipo de sobremesa é um carboidrato simples de alto IG, o ideal é consumi-los e 1 a 2x na semana no máximo. Mas o mais indicado é o consumo de frutas e se houver a necessidade de ingerir algum doce, invista nas gelatinas ou frutas com um fio de mel e canela.

7. Beber líquidos durante a refeição é permitido? Se a pessoa não consegue ficar sem líquidos, quais as dicas para beber algo saudável?

A ingestão de líquidos durante a refeição atrapalha na digestão e pode causar distensão abdominal. O ideal é consumir líquidos de 20 a 30 minutos após as refeições. Caso não consiga deixar de tomar alguma coisa, invista na água e em sucos digestivos como o abacaxi com hortelã.

Venha visitar o restaurante no bairro da Mooca em São Paulo! Atendemos todos os critérios e superamos suas expectativas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Beleza

PSYLLIUM: a fibra ouro da…

11 de maio de 2023

PSYLLIUM: a fibra ouro da natureza As fibras são um importante componente da uma dieta humana ideal, na medida em

Saiba Mais
Beleza

4 Motivos para você usar…

8 de julho de 2021

Bastante divulgada como um suplemento, a coenzima Q10 é uma substância produzida naturalmente pelo nosso corpo e também é encontrada

Saiba Mais
Beleza

4 cuidados básicos que devemos…

30 de junho de 2021

Com as baixas temperaturas, é preciso ficar mais atento à saúde e beleza das mãos e dos pés. Na época

Saiba Mais
Beleza

Esfoliante corporal: passo a passo…

17 de junho de 2021

Quando falamos em ter uma pele mais hidratada, nutrida, macia e renovada, já pensamos imediatamente em creme corporal que encontramos

Saiba Mais
Saúde

Os Benefícios da Cúrcuma

12 de setembro de 2023

A cúrcuma é uma especiaria que tem sido valorizada há séculos por suas propriedades medicinais e benefícios à saúde. Ela

Saiba Mais
Saúde

Tudo sobre Whey Protein: O…

22 de agosto de 2023

Tudo sobre Whey Protein: O que é, Para que serve e Como escolher! Whey Protein: para que serve? O Whey

Saiba Mais
Saúde

A PRÓPOLIS E SEUS BENEFÍCIOS:…

15 de agosto de 2023

O extrato de própolis é uma mistura de materiais à base de resina vegetal e que é modificado pela secreção

Saiba Mais
Saúde

A RAINHA DAS PANCS: ORA-PRO-NOBIS

31 de maio de 2023

Em 2009, as Nações Unidas, através da FAO (Food and Agriculture Organization) predisse que haverá um aumento de 34% na

Saiba Mais
Receitas

Cardamomo: para que serve, benefícios…

10 de junho de 2021

Você é uma pessoa que gosta de misturar doçura e refrescância? E ainda por cima, com uma pitada de calor?

Saiba Mais
Receitas

O que é Levedura Nutricional…

4 de setembro de 2020

Te desafio a acertar o que é: Ela é vegana, tem alto valor nutricional, sem glúten, rica em proteínas, fibras,

Saiba Mais
Receitas

Temperos alternativos para seu prato!

11 de fevereiro de 2019

Desses temperos, o que mais temos que ter cuidado é o sal por conta da quantidade de sódio. Temperos como

Saiba Mais
Receitas

Receitas de Chás Gelados para…

20 de dezembro de 2018

Chás Gelados para o verão Oi Pessoal!  Queria fazer uma pergunta para vocês...Quem ai está sofrendo com o calor?  O

Saiba Mais