Alimentos que parecem saudáveis, mas não são!

Alimentos que parecem saudáveis, mas não são!

Entre a população urbana a proporção de indivíduos que ingeria sódio acima do permitido chegou a 89% entre os homens e a 70% entre as mulheres adultas. E o consumo demasiado de açúcar está no cotidiano de 61% dos brasileiros.

A recomendação de sal não deve ultrapassar 5g por dia (1,7g de sódio). Isso equivale a aproximadamente uma colher de chá de sal, ou cinco saquinhos de 1g.E a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que a ingestão máxima de açúcar adicionado aos alimentos não ultrapasse 10% do total de calorias ingerido por dia.

O excesso de açúcar está relacionado ao aumento dos níveis sanguíneos de triglicerídeos e redução dos níveis do HDL (colesterol bom), à desregulação dos mecanismos de fome e saciedade e ao aumento de peso corporal. O consumo demasiado de sal (a partir de 6g), é uma das maiores causas de hipertensão arterial e doenças cardiovasculares.

O sal, refinado ou grosso, contêm grande quantidade de sódio e pode estar oculto nos alimentos industrializados, principalmente enlatados, embutidos (peito de peru, salame, presunto, salsicha), temperos prontos em pó ou em cubos, queijos (mesmo o branco), molhos prontos, salgadinhos de pacote, nuggets, hambúrgueres e pães.

A nutricionista fez uma lista de alimentos campeões em sal e açúcar. Veja a quantos sachês equivale cada alimento:

• Caldo de carne em cubo: 1/2 tablete (5,25g) = 993mg de sódio = 3 saquinhos de sal

• Macarrão instantâneo: 80g de macarrão + 5g de tempero = 1.360mg de sódio = 4 saquinhos de sal

• Molho de tomate: 1 lata (340g) = 1620mg de sódio = 4,5 saquinhos de sal

• Peito de peru light: 3 fatias (36g) = 375mg de sódio = 1 saquinho de sal

• Salgadinho de pacote: 1 pacote pequeno (60g) = 376mg sódio = 1 saquinho de sal

• Achocolatado em pó: 1 porção de 20g = 15g de açúcar adicionado = 3 saquinhos de açúcar

• Cereal matinal com açúcar (tipo sucrilhos): 1 porção de 30g (3/4 xícara de chá) = 12g de açúcar adicionado = 2,5 saquinhos de açúcar

• Chocolate ao leite: 3 quadradinhos ou 25g = 15g de açúcar adicionado = 3 saquinhos de açúcar

• Refrigerantes: 1 copo 200ml = 20g de açúcar adicionado = 4 saquinhos de açúcar

• Sorvete de creme: 1 bola (60g) = 15g de açúcar = 3 saquinhos de açúcar

• Suco de caixinha :1 copo 200ml = 15g de açúcar adicionado = 3 saquinhos de açúcar

Dra. Paula Castilho

Nutricionista Formada pela São Camilo,especialista em nutrição Clinica, Enteral e Parenteral, Nutrição estética e esportiva, Pesquisadora da UNIFESP no ambulatório de cicatrização, Pesquisadora e mestranda em saúde publica na USP, Diretora da Consultoria Sabor Integral. Docente do Senac em Nutrição Estética. Consultora da Nação Verde

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