6 Temperos que Curam

6 Temperos que Curam

Alho (Allium sativum)

Benefícios para a saúde:Devido aos componentes sulfurados do alho, como flavonóides; adenosina; pectina; saponinas; compostos fenólicos; mucilagens; ácidos graxos; vitaminas AB, C, D, E; ácido salicílico; enxofre; zinco, fósforo, cálcio, ferro, magnésio, selênio, cobre, germânio, o alho tem o poder de clarear a voz nas rouquidões, remover mucos e pigarros. Na gripe, ajuda a eliminar secreções respiratórias e induz a sudorese, diminuindo a febre. o alho combate as toxinas intestinais; na destrói as bactérias nocivas ao intestino, são auxiliares da digestão estimulando a secreção dos sucos intestinais, dos sucos gástricos, bile, favorecendo o processo digestivo tirando as toxinas do seu organismo, graças aos flavonóides, pectina, mucilagens e ácidos graxos.

Canela (Cinnamomum zeylanicum)

Benefícios para a saúde: tem o poder de tirar a vontade de comer doce devido ao sabor e aroma intensos que vêm do aldeído cinâmico ou cinamaldeído existentes na sua composição. No organismo, ela ajudar a diminuir o impacto sobre os níveis de açúcar no sangue melhorando a sua capacidade de resposta à insulina, normalizando assim os seus níveis de açúcar no sangue. Ela é indicada nas sensações de frio, gripe, impotência, flacidez pois é estimulante e acelera o metabolismo fazendo com que ele trabalhe mais e gaste mais calorias.

Cebola (Allium cepa)

Benefícios para a saúde: A cebola reduz o açúcar no sangue, o dissulfureto de alilo propilo é uma de suas substancias responsáveis por este efeito reduzindo os níveis de açúcar no sangue, aumentando a quantidade de insulina disponível. Esta é uma boa dica para os diabéticos. Projeta seu coração contra doenças cardíacas, o enxofre, o cromo e as suas vitamina B6, reduzem os níveis elevados de homocisteína, fator de risco para ataques cardíacos e enfartes. Altamente anti-inflamatórios, pode ser utilizada para dor e o inchaço da osteoartrite e artrite reumatóide, alergias e congestionamentos respiratórios, associados com o resfriado comum. Os responsáveis por este efeito são compostos como vitamina C, quercitina e outros componentes ativos chamados isotiocianatos.

Limão: (Citrus limonium)

Benefícios para a saúde: tem propriedade antiinfecciosa, muito utilizados para gripes e resfriados de repetição. Utilizados para infecção urinária, pois cria um meio impróprio para a sobrevivência da bactéria no trato urinário. O limão ajuda no emagrecimento pois queima gordura devido ao ácido cítrico encontrado na fruta, ele serve como adstringente e vai dissolvendo as gorduras e toxinas do seu. Neste caso tome um copo de limão com água pela amanhã, ajuda na performance e qualidade corporal por não ter efeito catabólico (perde apenas massa gorda e não massa magra). Receita de suco para ajudar na digestão e no emagrecimento: 02 limões, 01 fatia grossa de abacaxi e 01 folha de couve. Coloque 150ml de água. Tome 30 minutos depois da refeição. o limão tem ação alcalinizante ele deixa o pH do sangue menos ácidos favorecendo o funcionamento do metabolismo, facilitando a perda e a manutenção do peso. Tem ação antiséptica, combatem bactérias que causam fermentação no estômago e no intestino. Evitando a inchasso causado pelos gases.

Manjericão (Ossimum basilicum)

Rico em cálcio, tanito, vitamina A e B2, tem ação diurética no organismo, é desintoxicante. Auxilia na digestão pois reduz a absorção de gordura no organismo, muito usado em dietas para perda de peso. Melhora o desinchasso pois ajuda a eliminar a prisão de ventre e desconfortos intestinas.

Salsa (Petrosolium sativum)

A salsa é um forte diurético, usados em dietas devido a grande quantidade de vitamina c e beta caroteno. Retira todas as toxinas existentes no organismo, induz a eliminação de líquidos. Indicada para quem tem problemas nos rins devido ai seu poder de estimular o sistema linfático. É antioxidante, protege suas células contra os radicais livres, actua nas áreas solúveis de gordura do corpo. No nosso organismo, o beta caroteno é convertido em vitamina a, importantíssima para o fortalecer o sistema imunológico deixando seu organismo com alta resistência.

Dra. Paula Castilho

Nutricionista Formada pela São Camilo,especialista em nutrição Clinica, Enteral e Parenteral, Nutrição estética e esportiva, Pesquisadora da UNIFESP no ambulatório de cicatrização, Pesquisadora e mestranda em saúde publica na USP, Diretora da Consultoria Sabor Integral. Docente do Senac em Nutrição Estética. Consultora da Nação Verde

Deixe um comentário