22- 04 Descobrimento do Brasil… País com mais água no MUNDO!

Bom.. já que vamos falar um pouquinho do Brasil, gostaria de lembrar que é o pais que te mais água doce disponível para sua população…

Não dá para dizer que você não gosta dela. Seria o mesmo que declarar por aí que não faz questão de respirar, comer, andar ou dormir. A água é essencial para o funcionamento do nosso organismo — uma pessoa resiste apenas a três dias de vida sem ela, enquanto pode ficar até quarenta sem se alimentar.
Ela é importante para a digestão, absorção, circulação e distribuição dos nutrientes e para o processo de excreção. Os rins precisam dela para dissolver as toxinas provenientes do metabolismo das proteínas e dos aminoácidos. Esse líquido insípido, incolor e inodoro serve ainda como lubrificante do tubo digestivo, das articulações ósseas e da boca (por meio da saliva), deixa a pele mais bonita, ajuda no combate à celulite e até na hora de emagrecer (seu valor calórico é zero). Sem falar que não tem contra-indicações. Por isso, se você não era muito fã dela, trate de colocar de vez esse item no seu dia-a-dia. De golinho em golinho, você acaba acostumando e o seu corpo e a sua beleza só vão agradecer!

Quanto tomar?
Teoricamente, precisamos ingerir cerca de 3 litros de água por dia para suprir as necessidades do corpo. Uma pessoa em condições normais perde cerca de 1 litro na transpiração, 1,5 litro na diurese e cerca de 200 mililitros com as fezes. Quem mantém uma alimentação balanceada, que contenha frutas (melão e melancia são as mais hidratantes, enquanto a banana é menos), legumes e verduras, ingere aproximadamente 1 litro do líquido desses alimentos. Além disso, o organismo produz, durante o processo de metabolismo, cerca de 300 mililitros. Isso significa que você deve tomar algo em torno de 1,4 litro, ou seja, cerca de seis copos médios.
Faça as contas: Uma forma de calcular o quanto de água você tem que tomar todos os dias para que o organismo cumpra suas funções sem forçar os rins é a seguinte: multiplique o seu peso por 0,03 litro. O resultado será a quantidade que você precisa.
Ela ajuda até a emagrecer! A água é uma arma eficiente para quem quer perder peso. Segundo uma pesquisa feita pela Universidade de Utah, nos Estados Unidos, uma pessoa hidratada tende a queimar mais calorias que outra desidratada. Quem diariamente toma 2 litros de água pode até comer um docinho de vez em quando sem que isso faça seu peso aumentar.
Escolha seu tipo de água Mineral sua origem é subterrânea. Da captação ao engarrafamento, deve manter os elementos da composição original. Pode ser termal ou gasosa (natural ou artificialmente). Só ela pode ter no rótulo a denominação de água mineral ou água mineral natural. Cada categoria tem uma propriedade terapêutica.

Alcalina: boa para acidez estomacal e reguladora do aparelho digestivo.
Bicarbonatada e sulfatada: indicada para pessoas que sofrem de disfunções hepatobiliares.
Sódica: reguladora da pressão arterial.
Fluoretada: protege contra as cáries.
Vanádica: anti-stress, ajuda o metabolismo das gorduras e é indicada para quem tem doenças cardiovasculares. É importante sempre tomar alguns cuidados na hora da compra.

Vale também ficar atenta à cor de sua urina. Se estiver escura é sinal de que você ingeriu pouco líquido. Isso, claro, se você estiver com a saúde perfeita ou não estiver tomando algum medicamento que possa mudar a coloração do xixi.

Uma pessoa com febre, diarréia ou que tenha passado horas no sol precisa de doses generosas de água. A dica para as pessoas que praticam exercício é complementar a ingestão de água com bebidas isotônicas, que repõem também os sais minerais perdidos com a transpiração.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Beleza

PSYLLIUM: a fibra ouro da…

11 de maio de 2023

PSYLLIUM: a fibra ouro da natureza As fibras são um importante componente da uma dieta humana ideal, na medida em

Saiba Mais
Beleza

4 Motivos para você usar…

8 de julho de 2021

Bastante divulgada como um suplemento, a coenzima Q10 é uma substância produzida naturalmente pelo nosso corpo e também é encontrada

Saiba Mais
Beleza

4 cuidados básicos que devemos…

30 de junho de 2021

Com as baixas temperaturas, é preciso ficar mais atento à saúde e beleza das mãos e dos pés. Na época

Saiba Mais
Beleza

Esfoliante corporal: passo a passo…

17 de junho de 2021

Quando falamos em ter uma pele mais hidratada, nutrida, macia e renovada, já pensamos imediatamente em creme corporal que encontramos

Saiba Mais
Saúde

Os Benefícios da Cúrcuma

12 de setembro de 2023

A cúrcuma é uma especiaria que tem sido valorizada há séculos por suas propriedades medicinais e benefícios à saúde. Ela

Saiba Mais
Saúde

Tudo sobre Whey Protein: O…

22 de agosto de 2023

Tudo sobre Whey Protein: O que é, Para que serve e Como escolher! Whey Protein: para que serve? O Whey

Saiba Mais
Saúde

A PRÓPOLIS E SEUS BENEFÍCIOS:…

15 de agosto de 2023

O extrato de própolis é uma mistura de materiais à base de resina vegetal e que é modificado pela secreção

Saiba Mais
Saúde

A RAINHA DAS PANCS: ORA-PRO-NOBIS

31 de maio de 2023

Em 2009, as Nações Unidas, através da FAO (Food and Agriculture Organization) predisse que haverá um aumento de 34% na

Saiba Mais
Receitas

Cardamomo: para que serve, benefícios…

10 de junho de 2021

Você é uma pessoa que gosta de misturar doçura e refrescância? E ainda por cima, com uma pitada de calor?

Saiba Mais
Receitas

O que é Levedura Nutricional…

4 de setembro de 2020

Te desafio a acertar o que é: Ela é vegana, tem alto valor nutricional, sem glúten, rica em proteínas, fibras,

Saiba Mais
Receitas

Temperos alternativos para seu prato!

11 de fevereiro de 2019

Desses temperos, o que mais temos que ter cuidado é o sal por conta da quantidade de sódio. Temperos como

Saiba Mais
Receitas

Receitas de Chás Gelados para…

20 de dezembro de 2018

Chás Gelados para o verão Oi Pessoal!  Queria fazer uma pergunta para vocês...Quem ai está sofrendo com o calor?  O

Saiba Mais