Veja 5 alimentos que causam insônia
A correria do dia a dia muitas vezes nos impede de prestar atenção em tudo que comemos e na forma com que comemos. Mesmo em um dia lotado de tarefas, vale a pena se precaver e notar os detalhes de nossos hábitos, pelo bem da nossa saúde. Estar por inteiro em uma ação faz toda a diferença para o nosso bem-estar.
Um problema muito comum hoje em dia é a insônia, que nem sempre quer dizer que a pessoa simplesmente não consegue pegar no sono. Está muito relacionada com a qualidade do sono, quantidade de vezes que acorda na madrugada, além de fatores emocionais. É um problema que precisa ser analisado por um profissional, só assim é possível descobrir sua origem e tratá-la de forma eficaz.
Uma alimentação equilibrada durante o dia e durante a noite ajuda a manter uma boa noite de sono. Comidas muito pesadas, gordurosas e com cafeína devem ser evitadas a noite, pois prejudicam o sono. O triptofano é uma substância presente em peixes, carnes magras, queijo branco, leite, iogurtes desnatados, banana e legumes, que ajuda o nosso corpo manter o equilíbrio durante a noite.
É comum ficarmos com a falsa impressão de que uma noite inteira de sono é sinônimo de estar descansado. Por isso, é extremamente importante procurar um profissional caso esteja com a sensação de cansaço ao acordar.
Veja abaixo a lista dos 5 alimentos que mais prejudicam o nosso sono e causam insônia.
Café: a cafeína nos mantem em estado de vigília (acordado) por mais tempo, por ser estimulante.
Refrigerantes, principalmente a base de cola: inclusive opções zero açúcar contém cafeína e muito açúcar.
Pimenta e Gengibre: são alimentos termogênicos. Aumentam o gasto calórico, acelerando o metabolismo, o que pode causar insônia.
Frituras: prejudicam a digestão, causando dificuldade em dormir.
Bebidas Alcoólicas: geralmente induzem o sono, mas prejudicam a qualidade dele, que por sua vez será espaçada e inadequada.