Qual a diferença entre água de reúso e reaproveitamento da água da chuva?
As cidades vivem cada vez mais com problemas ligados escassez de água, o que nos faz buscar alternativas. Duas das mais comuns são o reúso da água e a captação das chuvas. Apesar da confusão que se faz, as duas práticas não são a mesma coisa.
Entenda as principais diferenças da água de reúso e da água captada da chuva, e veja qual delas é a melhor opção para sua rotina.
Água de reúso
A água de reúso é captada do próprio ambiente e utilizada para descargas, lavagem de pisos, quintal e outros fins que não necessitem de uma água totalmente pura.
Esse sistema geralmente requer uma mudança na estrutura do ambiente para que exista um mecanismo que faça essa captação da água do banho e pias, por exemplo. É mais comum em grandes empresas e indústrias.
Basicamente funciona com o reaproveitamento de uma água que já foi usada para alguma finalidade e ainda está em condições de ser tratada e reutilizada.
Uso da água da chuva
Para o reaproveitamento da chuva é preciso alguns cuidados, pois essa água está em contato direto com impurezas do ar, telhados, pisos e pode ser considerada como esgoto muitas vezes.
É possível instalar um equipamento relativamente simples, como uma cisterna, para a captação dessa água. Lembrando que o tratamento com cloro é essencial e o mínimo para evitar proliferação de parasitas.