Por que abrir uma franquia e não um novo negócio? Quais as vantagens?

Por que abrir uma franquia e não um novo negócio?
Quais as vantagens?

 

Primeiramente vamos explicar rapidamente o que é uma franquia:
Franquia é um modelo de negócio que envolve a distribuição de produtos mediante condições estabelecidas em um contrato entre franqueador e franqueado. 
 
Quando você adquire uma franquia você compra um modelo de negócio que já foi testado e que já está em funcionamento. O franqueador já fez a pesquisa de mercado sobre os produtos que são oferecidos. Por ser uma rede de empresas, acaba-se por adquirindo uma grande quantidade de produtos, consequentemente, a marca tem “privilégios” de preços, conseguindo negociar mais barato e repassando aos seus franqueados.
 
Se você for abrir um próprio negócio do zero, você vai precisar contratar uma empresa para fazer esta pesquisa de mercado e assim certificar a viabilidade do seu negócio. Além de criar toda cadeia de fornecedores (por se tratar de um negócio novo, você ainda não terá crédito no mercado e provavelmente terá que pagar as primeiras compras todas adiantadas ou a vista).
 
Numa franquia a marca já está pronta e já é conhecida.
 
No seu próprio negócio, você precisará contratar profissionais para o desenvolvimento da marca, desde a criação do logo até os registros.
 
Quando você opta por uma franquia, se torna um investimento mais assertivo, uma vez que os valores que você vai gastar já são previamente apresentados, assim não haverá surpresas.
 
Quando você opta por um negócio próprio, apesar de você conseguir fazer um esboço de todo plano de ação, quase sempre há surpresas e novos investimentos no caminho não previstos inicialmente. Pois neste caso tudo é novidade, reforma, construção, ambientação, logística, registros, licenças, e toda burocracia para poder abrir as portas.
 
Outra vantagem da franquia é que ela oferece treinamento para sua equipe sobre o produto e serviços. O processo já está pronto, com o passo a passo bem definido. Os funcionários terão cursos voltados para vendas e formas de tratar o cliente, além de conhecimentos específicos sobre o setor da prestação do serviço. Tais cursos costumam ser bem completos, afinal, a franqueadora tem interesse que o franqueado atinja ao máximo o potencial lucrativo, já que seu sucesso também será o sucesso da marca.
A franquia oferece também todo suporte na gestão do seu negócio, no financeiro, no marketing, em compras, no rh, orientações contábeis e jurídicas. Oferece software e consultoria. A marca irá prestar todo o suporte necessário, você poderá ficar “livre” da maior parte burocrática e preocupar-se apenas no operacional da sua empresa.
 
Este talvez seja a parte mais importante, pois normalmente o empreendedor tem muita dificuldade em controlar e organizar suas finanças, o que põe em risco a saúde do negócio. Quando montamos um negócio próprio, não temos este suporte, a não ser que seja contratada uma assessoria financeira.
 
 
Outra vantagem em abrir uma franquia está no suporte do marketing. Toda comunicação é desenvolvida pelo franqueador, não necessitando da contratação de uma agência. 
 
Para montar um negócio próprio e ter todos estes benefícios que uma rede de franquias oferece acaba tornando seu negócio inviável, pois o investimento em todos estes suportes se tornam altos quando falamos de um negócio novo.
 
Outro benefício oferecido pelas franquias são parcerias com financeiras. Estas parcerias acabam oferecendo a você taxas para empréstimos, capital de giro, financiamento menores do que as que você teria acesso tendo um negócio próprio. 
 
Hoje, graças ao avanço da tecnologia, mesmo lojas mais distantes da matriz tem muita facilidade na reciclagem. Sendo possível, através de vídeo conferências, se atualizar, se consultar, pedir opiniões e orientações. Os erros são ajustados de forma simples e dinâmica.
 
A franquia também fará um estudo apurado na sua cidade/região, analisando concorrentes, demanda, público-alvo e muito mais. 

Dificilmente os estudos e plano estratégico falham drasticamente. Ele analisa os possíveis pontos comerciais, a renda local, comércio local, a passagem de pedestres ou trânsito de veículos, enfim, faz uma análise minuciosa para que seu investimento seja o mais assertivo possível. Muitas vezes ajudam até na negociação do ponto.

 
Abrir um negócio é um passo muito importante, para muitos, a realização de um sonho, por isso deve ser feita a escolha mais assertiva possível para que esse investimento renda bons frutos. 
 
Se ainda tiver dúvidas sobre franquia, não exite em nos ligar!
Teremos o maior prazer em atendê-lo.

 
Com carinho,

3 Comments for “Por que abrir uma franquia e não um novo negócio? Quais as vantagens?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *